«Aumentar? Só a luta!»
Centenas de estudantes do Ensino Superior concentraram-se no dia 9 de Outubro, em Lisboa, frente à sede do Governo, para exigir a gratuitidade do ensino, bem como mais alojamentos e Acção Social Escolar.
A iniciativa decorreu sob o lema «Aumentar? Só a luta!» e foi subscrita pelas associações de estudantes (AE) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa; da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; do Instituto Superior de Psicologia Aplicada; da Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; da Escola Superior de Artes e Design das Caldas de Rainha; da Escola Superior de Teatro e Cinema.
No manifesto, entregue no Ministério da Educação, os estudantes exigem que o Orçamento do Estado para 2025 tenha em conta as suas «necessidades e anseios, que são também as necessidades do País». «O Governo não nos pode ignorar e deve saber que qualquer passo que queira dar contra os estudantes terá resposta», afirmam no documento.