«Aumentar? Só a luta!»

Centenas de estudantes do Ensino Superior concentraram-se no dia 9 de Outubro, em Lisboa, frente à sede do Governo, para exigir a gratuitidade do ensino, bem como mais alojamentos e Acção Social Escolar.

A iniciativa decorreu sob o lema «Aumentar? Só a luta!» e foi subscrita pelas associações de estudantes (AE) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa; da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; do Instituto Superior de Psicologia Aplicada; da Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; da Escola Superior de Artes e Design das Caldas de Rainha; da Escola Superior de Teatro e Cinema.

No manifesto, entregue no Ministério da Educação, os estudantes exigem que o Orçamento do Estado para 2025 tenha em conta as suas «necessidades e anseios, que são também as necessidades do País». «O Governo não nos pode ignorar e deve saber que qualquer passo que queira dar contra os estudantes terá resposta», afirmam no documento.

 



Mais artigos de: Nacional

Reformados hoje na rua por aumentos e direitos

O MURPI – Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos promove hoje, às 15h00, uma caminhada/ mostra associativa entre a Praça Duque de Saldanha e o Campo Pequeno, em Lisboa.

«Mulheres de Abril somos, com igualdade temos futuro»

Mais de uma centena e meia de mulheres, de diversas gerações, participaram, sábado, 12, na Conferência «Mulheres de Abril somos, com igualdade temos futuro», organizada pelo MDM, no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

MDM inaugura exposição em Faro

O Núcleo de Faro do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) preparou um conjunto de acções que visam assinalar o «Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos» (18 de Outubro), o «Dia Mundial para a Igualdade» (24 de Outubro) e o Dia Internacional pela Eliminação da Violência sobre a Mulher (25 de Novembro), enquadrando...

Bairros de Marvila alertam para o inferno em que vivem milhares de moradores

Os moradores dos lotes 568 e 570 do Bairro do Condado, acompanhados por representantes de outros lotes e em conjunto com as comissões de Moradores (CMM) e de Utentes de Saúde de Marvila (CUSM), realizaram uma acção de protesto, no dia 9 de Outubro, na Praça do Município, para expor a situação...

CNA contra reprogramação do PEPAC

Na Comissão de Acompanhamento do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) votou contra a reprogramação do PEPAC uma vez que «prejudicará fortemente as pequenas e médias explorações agrícolas» e a «Agricultura Familiar». «O Governo opta por não reforçar o pagamento...