Continua contagem dos votos em Moçambique

À hora do fecho desta edição não eram ainda co­nhe­cidos os re­sul­tados fi­nais das elei­ções pre­si­den­ciais, le­gis­la­tivas e pro­vin­ciais re­a­li­zadas em Mo­çam­bique no pas­sado dia 9, cuja di­vul­gação é es­pe­rada após um pe­ríodo de 15 dias de con­tagem dos votos.

O pro­cesso elei­toral de­correu com nor­ma­li­dade, não se tendo ve­ri­fi­cado ne­nhum in­ci­dente sig­ni­fi­ca­tivo.

Re­sul­tados pre­li­mi­nares en­tre­tanto di­vul­gados no do­mingo, 13, pela Co­missão Pro­vin­cial de Elei­ções da Ci­dade de Ma­puto, in­dicam que Da­niel Chapo, can­di­dato da FRE­LIMO à pre­si­dência de Mo­çam­bique, terá al­can­çado 53,68% dos votos na ca­pital, se­guido do can­di­dato apoiado pelo PO­DEMOS, Ve­nâncio Mon­dlane, com 33,84%, Os­sumo Mo­made, da RE­NAMO, com 9,62%, e Lu­tero Si­mango, do MDM, com 2,86%. Também em Cabo Del­gado o can­di­dato da FRE­LIMO foi o mais vo­tado, com 65,81%. Se­guem-se Ve­nâncio Mon­dlane (22,64%), Os­sufo Mo­made (7,56%) e Lu­tero Si­mango (3,99%).

Nestas duas re­giões, a FRE­LIMO foi igual­mente a mais vo­tada, quer para as le­gis­la­tivas quer para as pro­vin­ciais, nas quais o ca­beça de lista do par­tido ven­cedor é eleito go­ver­nador.

No pró­prio dia 9, o Par­tido Co­mu­nista Sul-Afri­cano en­viou à FRE­LIMO uma men­sagem de so­li­da­ri­e­dade na qual ex­pres­sava a sua con­fi­ança de que o povo mo­çam­bi­cano es­co­lheria no­va­mente «o ca­minho da trans­for­mação na­ci­onal de­mo­crá­tica, paz, uni­dade e so­be­rania na­ci­onal». Re­al­çava ainda a li­gação entre as duas forças po­lí­ticas, unidas por uma luta comum contra a opressão co­lo­nial e o im­pe­ri­a­lismo.

 



Mais artigos de: Internacional

Israel propaga morte pelo Médio Oriente

Is­rael con­tinua a es­calar a guerra, in­ten­si­fi­cando os ata­ques contra o Lí­bano e es­ten­dendo-os também à Síria. Na Faixa de Gaza, o ge­no­cídio con­tinua, com vi­o­lentos ata­ques no Norte e no centro do ter­ri­tório a pro­vo­carem cen­tenas de ví­timas, para além do anúncio do re­forço do cri­mi­noso blo­queio im­posto à po­pu­lação pa­les­ti­niana.

BRICS prepara cimeira em Kazan a primeira com os novos membros

A ci­dade russa de Kazan acolhe, entre 22 e 24 deste mês, a 16.ª ci­meira do BRICS. Estáanun­ciada a pre­sença de32 países, 24 dos quais es­tarão re­pre­sen­tados ao mais alto nível. Esta é a pri­meira ci­meira com os quatro novos mem­bros do grupo.

G77 + China defendem direito de Cuba ao desenvolvimento

O Grupo G77 + China exige a retirada imediata de Cuba da lista arbitrária e unilateral dos EUA de países que supostamente “apoiam o terrorismo”. A exigência surge numa declaração aprovada na 48.ª reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros do Grupo, realizada recentemente em Nova Iorque. Os participantes reconhecem...

O estranho caso das vítimas do comunismo

Há 15 anos que a inauguração do Memorial às Vítimas do Comunismo, em Otava, no Canadá, é sistematicamente adiada. O monumento público, que custou mais de 7,5 milhões de dólares, está há muito feito e reúne o consenso da oposição, do governo e até do Rei, mas parece que sempre que lhe vão cortar a fita, como devia ter...