Eleitos do PCP visitam zonas afectadas pelos incêndios

O deputado do PCP na Assembleia da República, Alfredo Maia, visitou, no dia 24, as zonas afectadas pelos incêndios em Gondomar. Sublinhando a solidariedade dos comunistas com as populações atingidas e destacando o importante papel de todas as forças envolvidas no combate aos fogos, o eleito confirmou no terreno impactos muito significativos e a destruição de amplas áreas do território.

Sem negar as possíveis origens criminosas e acidentais, que devem ser apuradas e tratadas no quadro legal em vigor, e rejeitando linhas de acusação à pequena e média agricultura, os comunistas afirmam que a brutalidade da dimensão dos incêndios florestais não pode ser desligada das opções erradas de sucessivos governos. Opções que ignoram relatórios e propostas de várias comissões técnicas criadas ao longo dos anos, dos atrasos do cadastro florestal, do abandono da pequena agricultura e da captura das florestas em troca dos interesses dos grupos económicos das celuloses e da madeira, do esvaziamento dos serviços florestais do Estado de quadros e meios ou da não constituição de sapadores florestais.

O PCP assume como essencial e urgente a garantia de apoios às corporações de bombeiros e à reconstrução de bens destruídos ou atingidos, com particular atenção ao restabelecimento do potencial produtivo na agricultura e indústria, assim como a retirada da madeira, de forma a impedir a especulação e garantir preços justos.

João Oliveira em Viseu
João Oliveira, deputado do PCP no Parlamento Europeu (PE), também esteve em contacto com a população, as autarquias, bombeiros e outras entidades do distrito de Viseu. O eleito salientou na ocasião que é preciso contrariar o abandono do Interior e de actividades económicas como a agricultura, da exploração florestal e da agropecuária.

Ao plano do PE, o deputado garantiu que o PCP irá continuar a intervir para dar resposta ao problema dos fogos florestais, tendo como prioridades, neste momento, a mobilização de fundos europeus para a compensação de danos e na busca de novas formas de prevenção.

 



Mais artigos de: PCP

“Pluralismos” pré-eleitorais

Falta cerca de um ano para as próximas eleições autárquicas e já está anunciado um candidato a presidente da Câmara Municipal de Lisboa. É João Ferreira, candidato da CDU. O anúncio surgiu num contexto em que muito se vinha especulando sobre o quadro de candidaturas em várias autarquias do País e, em particular, em...

PCP reafirma propostas indispensáveis ao País no OE e para além dele

Numa declaração proferida na manhã de quarta-feira, o Secretário-Geral do PCP denunciou uma acção governativa ao serviço dos grupos económicos, à qual o Partido dá combate, e reafirmou que a dimensão dos problemas existentes exige respostas e soluções «sérias e abrangentes» – no Orçamento do Estado e para lá dele.

Defender em todo o País o SNS e o direito à Saúde

O PCP está determinado em travar a ofensiva em curso contra o Serviço Nacional de Saúde, defendendo o investimento em profissionais, edifícios e equipamentos e contestando a privatização. Esta luta trava-se também ao nível local.

Atraso no Metrobus leva PCP a questionar Governo

No dia 20, o Grupo Parlamentar do PCP solicitou, na Assembleia da República (AR), um pedido de esclarecimento ao Governo sobre os atrasos verificados no serviço BRT (Metrobus) na cidade do Porto que, de acordo com as projecções iniciais, já deveria estar em funcionamento.

Tribuna pública sobre corrupção no Funchal

«O combate à corrupção e à criminalidade económico-financeira é um combate a travar em defesa do regime democrático e pelo aprofundamento da democracia», assinalou Edgar Silva, coordenador regional do PCP na Madeira, numa tribuna pública de protesto contra a corrupção que se realizou, no dia 24,...