Morreu Sitaram Yechury, líder comunista da Índia
O Secretário-Geral do Partido Comunista da Índia (Marxista), Sitaram Yechury, faleceu no dia 12, em Nova Delhi, vítima de complicações respiratórias. Além de destacado dirigente partidário, era editor do semanário Democracia Popular, órgão central do PCI(M), e membro da Rajya Sabha, a câmara alta do Parlamento da Índia.
Valores, ideais e projecto do PCI(M), aos quais Sitaram Yechury dedicou toda a sua vida, triunfarão
O ministro principal do Estado de Kerala, no sul da Índia, Pinarayi Vijayan, considerou que a morte de Sitaram Yechuri deixa «um vazio insubstituível no movimento comunista e nas lutas populares». «Valorizo muito os momentos que partilhámos e a sua inigualável clareza ideológica, brilhantismo estratégico e dedicação à causa revolucionária», afirmou numa mensagem nas redes sociais. O governante, também membro do PCI(M), sublinhou que o legado de Yechury continuará a inspirar os revolucionários.
Sitaram Yechury nasceu em 1952 e estudou em Andhra Pradesh e em Delhi, tendo completado, na capital, na Universidade Jawaharlal Nehru, um mestrado em Economia. Juntou-se à Federação de Estudantes da Índia (SFI, na sigla inglesa) em 1974 e, no ano seguinte, ao PCI(M). Entre 1978 e 1986 foi secretário da SFI para toda a Índia. Entrou para o Comité Central do PCI(M) no XII Congresso, em 1985, tendo sido eleito para Secretariado Central no XIII Congresso, em 1988, e para o Bureau Político no XIV Congresso, em 1992.
Na Índia, Sitaram Yechury goza de grande respeito e admiração pela sua contribuição à luta pelo progresso social e económico do país e pelo seu apoio às causas justas. Causas como o fim do bloqueio a Cuba imposto pelos EUA e a exigência pela retirada da ilha caribenha da lista criada por Washington de supostos Estados «patrocinadores do terrorismo». E causas como a Palestina, tendo sido um leal defensor dos direitos dos palestinianos, com reiteradas exigências do imediato cessar do massacre e genocídio que Israel comete nos territórios ocupados pelas suas tropas, e denúncias do apoio de Washington ao plano de limpeza étnica de Telavive nos territórios palestinianos.
Mensagem do PCP ao PCI(M)
O Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português enviou, no dia 13, a seguinte mensagem ao Comité Central do Partido Comunista da Índia (Marxista):
«Queridos camaradas,
Ao tomar conhecimento do falecimento do camarada Sitaram Yechury, Secretário-Geral do PCI(M), transmitimos-vos as nossas mais sentidas condolências e os sentimentos de fraternal solidariedade, que tornamos extensivos à sua família. Ao fazê-lo lembramos a honrosa trajectória revolucionária do camarada Sitaram, ao serviço do seu partido e do seu povo. Sublinhamos igualmente o seu papel destacado e prestigiado no movimento comunista e revolucionário internacional e a sua empenhada contribuição, desde o primeiro momento, para o estabelecimento e fortalecimento das relações de amizade, cooperação e solidariedade internacionalista que ligam os nossos dois partidos.
O falecimento do camarada Sitaram ocorre num tempo particularmente exigente para a luta dos partidos comunistas e outras forças revolucionárias de todo o mundo e, em particular, para o Partido Comunista da India (Marxista), que enfrenta um governo profundamente reaccionário e anticomunista. Estamos, porém, certos de que os valores, ideais e projecto do PCI(M), aos quais o camarada Sitaram dedicou toda a sua vida, acabarão por triunfar.
Com os melhores votos para a corajosa luta dos comunistas indianos, enviamo-vos, queridos camaradas, as nossas fraternais saudações.»