Governo não resolve os problemas do povo mas trata dos negócios dos privados

Infra-estruturas, problemas no SNS e as manobras de propaganda do Governo foram alguns dos temas abordados, dia 25, por Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, na Feira de Agosto, em Grândola, onde participou também num jantar.

Em cada um dos problemas do povo, o Governo vê oportunidades de negócio

«Estamos perante um Governo que tem uma capacidade extraordinária, se calhar ainda maior que a do Governo anterior: sobre cada problema e cada carência, sobre cada dificuldade que o nosso povo enfrenta, olha para cada um desses problemas e vê uma oportunidade de negócio», acusou Paulo Raimundo. Trata-se de uma «capacidade extraordinária» de encontrar «uma solução de negócio» para «cada um dos problemas» que o País enfrenta, afirmou o dirigente comunista, que falava aos militantes comunistas – e a tantos outros que a eles se juntaram – num jantar realizado no restaurante do PCP na Feira de Agosto.

«Os problemas do País, os problemas de cada um de nós e os problemas das nossas vidas não só não se estão a resolver como se estão a agravar e o actual Governo do PSD/CDS está apostado em acelerar este processo o mais rapidamente possível», disse, acrescentando que «naquilo que depender da vontade e do contributo do Chega e da Iniciativa Liberal só se pode contar com duas coisas: a primeira é ver qual é o mais reaccionário e, a segunda, é acelerar, o mais possível, no sentido das injustiças e desigualdades».

Sobre os problemas que têm assolado, de forma ainda mais gravosa, o SNS nos últimos tempos, o Secretário-Geral salientou que é «preciso valorizar as carreiras dos profissionais de saúde para garantir que médicos, enfermeiros e outros técnicos se fixem no serviço público». Já a opção do Governo, também nesta matéria, é «transferir ainda mais dinheiro, ainda mais recursos públicos para aqueles que fazem da doença um negócio».

Sobre a entrega de activos do Estado para o sector privado, Paulo Raimundo enunciou também os exemplos da ferrovia e do novo aeroporto, questões «onde é preciso investir», mas em que a solução do Governo é «entregar aos privados».

PCP na Feira de Agosto
Foi Susana Espada, do executivo da Direcção da Organização Regional do Litoral Alentejano do PCP, quem apresentou a iniciativa que contou com uma saudação de António Figueira Mendes, presidente da Câmara Municipal de Grândola, autarquia da CDU. Ambos valorizaram a militância e a organização daqueles que garantem, ao longo de cinco dias, o funcionamento do restaurante do PCP na Feira de Agosto que, este ano, teve como tema central as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Estes, destacaram ainda a necessidade de reforçar a organização do Partido para enfrentar as batalhas vindouras.

 



Mais artigos de: PCP

Recta final para a construção e divulgação da Festa

Paulo Raimundo esteve, no dia 27, na Atalaia para acompanhar o processo de construção da Festa que lá se realizará nos dias 6, 7 e 8 de Setembro. A menos de duas semanas do maior evento politico-cultural do País, o Secretário-Geral do PCP teve ainda tempo de saudar os seus construtores.

PCP reafirma defesa de nova política desportiva

Após mais uma edição dos Jogos Olímpicos e em véspera de Jogos Paralímpicos, o PCP reiterou, numa nota de dia 22, a necessidade de uma consideração e avaliação que permita discutir e agir no plano do desporto e aspectos da política desportiva nacional.

O SNS está a ser desmantelado para servir os lucros do privado

«O povo merece mais SNS» e «público é de todos, privado é só de alguns» foram algumas das palavras de ordem ouvidas na acção promovida pelo PCP, dia 22, junto ao Hospital do Barreiro, contra o encerramento das urgências de Obstetrícia e blocos de partos no SNS.

Laços do PCP com povo de Guiné-Bissau são antigos

Maria Teresa Cabral, viúva de Vasco Cabral, destacado dirigente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), tendo sido seu Secretário Permanente, visitou, no dia 26, o PCP. Consigo trouxe alguns documentos, entregues ao Partido, que demonstram a intensa ligação do...

Vida de Rui Nepomuceno contada em livro

Jerónimo de Sousa, membro do Comité Central do PCP, participou, no dia 25, na apresentação do livro de Alexandra Nepomuceno, História de vida do Comendador Rui Nepomuceno, militante comunista, falecido a 18 de Abril deste ano. «Queremos destacar a oportunidade que a apresentação do livro aqui, em Lisboa, nos proporciona...

Apagamentos de Agosto

Chegados ao final de Agosto é útil fazer um balanço da chamada silly season mediática, em que, apesar de a actividade política não ir de férias (pelo menos no que ao PCP diz respeito), os meios de comunicação social dominantes tentam fazer crer que sim. Mas até nisto o tratamento é muito desigual, como vimos nos últimos...