Laços do PCP com povo de Guiné-Bissau são antigos

Maria Teresa Cabral, viúva de Vasco Cabral, destacado dirigente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), tendo sido seu Secretário Permanente, visitou, no dia 26, o PCP. Consigo trouxe alguns documentos, entregues ao Partido, que demonstram a intensa ligação do PCP à solidariedade e à luta de libertação dos povos das então colónias portuguesas, e à luta comum contra o fascismo e o colonialismo.

Foi recebida, na sede nacional do Partido, em Lisboa, por José Capucho, membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central, e por Domingos Abrantes, resistente anti-fascista e destacado dirigente do PCP.

A Maria Teresa Cabral foi dada uma cópia da mensagem de condolências de Vasco Cabral pelo falecimento de Álvaro Cunhal, em Junho de 2005. A mensagem transmite, com clareza, o que foi a luta do povo português e do povo da Guiné-Bissau, bem como de outras antigas colónias portuguesas, contra o fascismo e o colonialismo. Refere, também, os profundos laços de amizade, solidariedade e luta comum contra o colonialismo e o fascismo pela libertação do povo português e do povo da Guiné-Bissau, entre o PCP e o PAIGC pela emancipação, pela soberania e pela independência.

Vasco Cabral nasceu em 1926 e faleceu em 2005. Foi ministro da Economia e das Finanças, ministro da Justiça e vice-presidente da Guiné-Bissau.

 



Mais artigos de: PCP

Recta final para a construção e divulgação da Festa

Paulo Raimundo esteve, no dia 27, na Atalaia para acompanhar o processo de construção da Festa que lá se realizará nos dias 6, 7 e 8 de Setembro. A menos de duas semanas do maior evento politico-cultural do País, o Secretário-Geral do PCP teve ainda tempo de saudar os seus construtores.

PCP reafirma defesa de nova política desportiva

Após mais uma edição dos Jogos Olímpicos e em véspera de Jogos Paralímpicos, o PCP reiterou, numa nota de dia 22, a necessidade de uma consideração e avaliação que permita discutir e agir no plano do desporto e aspectos da política desportiva nacional.

O SNS está a ser desmantelado para servir os lucros do privado

«O povo merece mais SNS» e «público é de todos, privado é só de alguns» foram algumas das palavras de ordem ouvidas na acção promovida pelo PCP, dia 22, junto ao Hospital do Barreiro, contra o encerramento das urgências de Obstetrícia e blocos de partos no SNS.

Vida de Rui Nepomuceno contada em livro

Jerónimo de Sousa, membro do Comité Central do PCP, participou, no dia 25, na apresentação do livro de Alexandra Nepomuceno, História de vida do Comendador Rui Nepomuceno, militante comunista, falecido a 18 de Abril deste ano. «Queremos destacar a oportunidade que a apresentação do livro aqui, em Lisboa, nos proporciona...

Apagamentos de Agosto

Chegados ao final de Agosto é útil fazer um balanço da chamada silly season mediática, em que, apesar de a actividade política não ir de férias (pelo menos no que ao PCP diz respeito), os meios de comunicação social dominantes tentam fazer crer que sim. Mas até nisto o tratamento é muito desigual, como vimos nos últimos...