Valorizar carreiras e salários na CP e IP
Centenas de trabalhadores da CP e da IP reuniram, no dia 11, em plenário, na estação de Entrecampos, Lisboa, entregando, de seguida, uma resolução ao Ministério das Infra-Estruturas, informou a FECTRANS.
No documento, considerou-se fundamental dar resposta à valorização de carreiras e salários, bem como alagar o ACT da IP a todos os seus trabalhadores. O plenário exigiuque o Governo e as duas empresas reforcem os quadros de pessoal, denunciando, ainda, «soluções» (propostas pelas administrações), quer para forçarem os trabalhadores a aguentar mais trabalho extraordinário, quer para aceitarem (como no caso do regulamento de carreiras proposto pela CP) a polivalência.
O plenário surge na sequência de negociações entre diversas organizações sindicais (entre as quais a FECTRANS) e a as duas empresas, tendo já decorrido uma greve na CP no dia 28 de Junho.
Também foi anunciado pela federação a entrega por 12 sindicatos de um pré-aviso de greve na CP para os dias 22 e 24, último recurso na luta por um regulamento de carreiras que valorize o conteúdo funcional e salarial dos trabalhadores.
Condicionamentos
A FECTRANS denunciou, no mesmo dia, a tentativa de a administração da CP de criar o máximo de dificuldades à realização do plenário, coagindo trabalhadores com ameaças de faltas injustificadas, algo que considerou como prepotente e ilegal.