Após atentado, Trump é candidato à presidência dos EUA

Nos Estados Unidos da América, a convenção nacional do Partido Republicano termina hoje, 18, após ter formalizado o ex-presidente Donald Trump como candidato à presidência do país, nas eleições de 5 de Novembro próximo. A convenção confirmou também que o candidato republicano a vice-presidente será o senador James David Vance, de Ohio, escolhido e anunciado dias antes por Trump.

A convenção decorre desde segunda-feira, 15, em Milwaukee, no Estado de Wisconsin, com medidas de segurança excepcionais, adoptadas depois da tentativa de assassinato de Trump, ocorrida no sábado anterior, durante um comício em Butler, na Pensilvânia.

Em resultado do atentado, em que foram disparados vários tiros, Trump sofreu um ligeiro ferimento, um dos participantes no comício foi morto e dois outros ficaram feridos com gravidade. O presumível autor dos disparos, um jovem de 20 anos, foi abatido pelas forças de segurança no local.

Do seu lado, o Partido Democrata celebra a sua convenção nacional de 19 a 22 de Agosto, em Chicago, Illinois, para eventualmente aprovar as candidaturas de Joseph Biden a presidente e Kamala Harris a vice-presidente dos EUA.

 



Mais artigos de: Internacional

Nicolás Maduro confiante numa grande vitória eleitoral

O candidato à presidência pelo Grande Pólo Patriótico, Nicolás Maduro, alertou uma vez mais, no dia 16, para as latentes ameaças de violência que visam desestabilizar a realização das eleições presidenciais na República Bolivariana da Venezuela.

O povo palestiniano resiste perante a barbárie israelita

Tropas israelitas continuam a perpetrar massacres na Faixa de Gaza que, segundo dirigentes palestinianos, perseguem o objectivo da expulsão da população palestiniana deste território, onde se agravam a crise alimentar, sanitária e de acesso à água. Prosseguem também os ataques dos colonos e forças militares israelitas na Cisjordânia.

Cimeira da NATO, retórica e acção belicistas

Na Cimeira que assinalou os seus 75 anos, entre os dias 9 e 11 deste mês, em Washington, a NATO decidiu continuar a prolongar e a agravar a guerra no Leste da Europa, anunciou que os EUA vão instalar mísseis de longo alcance na Alemanha, com a Rússia na mira, promoveu o aumento das despesas militares e intensificou as ameaças à China.

Kerala lidera progresso na Índia em índices de desenvolvimento

O Estado de Kerala, dirigido pela coligação Frente Democrática de Esquerda (FDE), encabeça actualmente os resultados positivos que reflectem o progresso da Índia no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ministro-chefe de Kerala, Pinarayi Vijayan, destacou que esse...

A orelha sangrenta do imperialismo

Enquanto a História não se encarrega de esclarecer os estranhos contornos da tentativa de assassinato de Donald Trump, assumamos, sem qualquer prejuízo de análise, a versão oficial dos factos. É sempre avisado perguntarmo-nos, como os antigos, quem beneficia, mas nem sempre quem beneficia indirectamente é directamente...