Nicolás Maduro confiante numa grande vitória eleitoral

O candidato à presidência pelo Grande Pólo Patriótico, Nicolás Maduro, alertou uma vez mais, no dia 16, para as latentes ameaças de violência que visam desestabilizar a realização das eleições presidenciais na República Bolivariana da Venezuela.

«Extrema-direita procura uma hecatombe, uma tragédia»

Durante um acto de campanha no povoado de San Félix, no Estado de Bolívar, Nicolás Maduro, actual presidente, que se candidata à reeleição, afirmou a confiança numa grande vitória que o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) prevê alcançar, com base em indicações de que dispõe sobre a forma como tem decorrido a campanha eleitoral.

«Chova, troveje ou relampeje vamos ter a maior vitória eleitoral da história da Venezuela», garantiu Maduro, que apelou ao povo para que esteja vigilante, de olhos e ouvidos atentos a qualquer tentativa desestabilizadora.

Manifestou que o Grande Pólo Patriótico é uma garantia para o respeito do direito à paz e ao futuro, assinalando que a oposição só aparece quando há eleições e vem com promessas vazias porque não tem capacidade nem projectos.

Durante essa mesma iniciativa eleitoral, Maduro denunciou que a extrema-direita venezuelana «está à procura de uma hecatombe, uma tragédia, algo forte que mude o curso do que vai ocorrer a 28 de Julho», dia da votação.

No município de Piar, na mesma região, Maduro sublinhou o renascer das forças patrióticas e «do que há de grande e revolucionário na Venezuela». Pediu para converter esse novo despertar da história em votos a 28 de Julho, para que se possa assegurar a paz, a segurança e a liberdade da nação.

Como tem acontecido nos últimos dias, na segunda-feira, um alcaide oposicionista do município de Socorro, no Estado de Guárico, no centro-norte, também se declarou independente e ofereceu o seu apoio ao candidato do Grande Pólo Patriótico.

A meio da campanha, os 10 candidatos presidenciais intensificam os seus contactos com os eleitores. Ao mesmo tempo, o Conselho Nacional Eleitoral continua a trabalhar para que a votação do próximo dia 28 decorra de forma exemplar.

«Frente antifascista»
O presidente Nicolás Maduro convocou todos os venezuelanos para a formação de uma grande frente antifascista contra a intolerância, o ódio, a vingança e as correntes fascistas que querem impor-se.

Esta será uma «grande frente nacional da paz, da democracia e antifascista, em que cabem todas as pessoas que amam a paz, para lá de naturais diferenças», mas que não querem o retorno do «capitalismo selvagem do Fundo Monetário Internacional e das tentativas de golpes de Estado», reiterou.

Sobre a forma como tem decorrido a campanha ao Grande Pólo Patriótico, considerou que esta tem sido a mais extensa, organizada e poderosa campanha eleitoral de todas as 30 eleições realizadas na Venezuela Bolivariana, 28 das quais foram ganhas pelas forças chavistas e outras forças revolucionárias.

 



Mais artigos de: Internacional

O povo palestiniano resiste perante a barbárie israelita

Tropas israelitas continuam a perpetrar massacres na Faixa de Gaza que, segundo dirigentes palestinianos, perseguem o objectivo da expulsão da população palestiniana deste território, onde se agravam a crise alimentar, sanitária e de acesso à água. Prosseguem também os ataques dos colonos e forças militares israelitas na Cisjordânia.

Cimeira da NATO, retórica e acção belicistas

Na Cimeira que assinalou os seus 75 anos, entre os dias 9 e 11 deste mês, em Washington, a NATO decidiu continuar a prolongar e a agravar a guerra no Leste da Europa, anunciou que os EUA vão instalar mísseis de longo alcance na Alemanha, com a Rússia na mira, promoveu o aumento das despesas militares e intensificou as ameaças à China.

Kerala lidera progresso na Índia em índices de desenvolvimento

O Estado de Kerala, dirigido pela coligação Frente Democrática de Esquerda (FDE), encabeça actualmente os resultados positivos que reflectem o progresso da Índia no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ministro-chefe de Kerala, Pinarayi Vijayan, destacou que esse...

Após atentado, Trump é candidato à presidência dos EUA

Nos Estados Unidos da América, a convenção nacional do Partido Republicano termina hoje, 18, após ter formalizado o ex-presidente Donald Trump como candidato à presidência do país, nas eleições de 5 de Novembro próximo. A convenção confirmou também que o candidato republicano a vice-presidente será o senador James David...

A orelha sangrenta do imperialismo

Enquanto a História não se encarrega de esclarecer os estranhos contornos da tentativa de assassinato de Donald Trump, assumamos, sem qualquer prejuízo de análise, a versão oficial dos factos. É sempre avisado perguntarmo-nos, como os antigos, quem beneficia, mas nem sempre quem beneficia indirectamente é directamente...