Primeiro-ministro da Eslováquia fora de perigo depois de atentado

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, «está fora de perigo» após a tentativa de assassinato de que foi alvo no dia 15, confirmou em Bratislava o vice-primeiro-ministro, Robert Kalinak. «A sua vida não corre perigo, mas o seu estado continua a ser grave e requer cuidados intensivos. Podemos considerar que a sua situação é estável, com um prognóstico positivo», declarou Kalinak aos jornalistas, na segunda-feira, 19.

À frente do governo da Eslováquia – país membro da NATO e da União Europeia –, Robert Fico defende a necessidade da paz, do fim da escalada armamentista e do início de negociações políticas para pôr fim ao conflito na Ucrânia, opondo-se ao envio pela NATO de armas para Kiev e mantendo relações cordiais com a Rússia.

De 59 anos, Fico está hospitalizado depois de ter sido atingido a tiro de pistola quando ia saudar diversos cidadãos, no final de uma reunião do governo, realizada na cidade mineira de Handlova, a 190 quilómetros da capital.

No hospital onde está internado, em Banská Bystrica, Fico foi visitado pelo presidente eleito, Peter Pellegrini, que anunciou que o atentado não afectará a cerimónia da sua investidura, marcada para 15 de Junho.

O autor dos disparos, um cidadão eslovaco de 71 anos, foi detido no local e encontra-se em prisão preventiva, acusado de tentativa de assassínio premeditado, alegadamente «por estar em desacordo com as políticas» do governo. A polícia investiga a possibilidade de não ter actuado sozinho.

 

 



Mais artigos de: Internacional

Assange pode recorrer da extradição para EUA

O Tribunal Superior de Londres autorizou Julian Assange, fundador do portal WikiLeaks, a apresentar recurso contra a extradição para os Estados Unidos da América (EUA) para ser julgado por, entre outros motivos, ter denunciado os crimes de guerra norte-americanos no Iraque.

Cuba denuncia hostilidade dos EUA

O ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, Bruno Rodríguez, agradeceu os pronunciamentos de numerosos países, que rejeitam a injusta e inaceitável inclusão de Cuba na lista unilateral e arbitrária dos EUA de países que supostamente «patrocinam o terrorismo».

Governo da Geórgia denuncia «ingerência estrangeira»

O parlamento da Geórgia aprovou, no dia 14, em reunião plenária, o projecto de lei dos agentes estrangeiros, anunciou o presidente do órgão legislativo, Shalva Papuashvili, revelando que 84 deputados votaram a favor e 30 opuseram-se. A referida lei obriga as organizações que recebam pelo menos 20 por cento de...

Presidente do Irão morre em queda de helicóptero

O Presidente do Irão, Ebrahim Raisi, e Hossein Amir-Abdollahian, Ministro dos Negócios Estrangeiros, e seus acompanhantes, faleceram quando o helicóptero em que se faziam transportar se despenhou no norte do Irão, numa região de difícil acesso e em que se verificavam más condições atmosféricas. A comitiva tinha...

Revisitando alguns temas...

Em tempo de campanha eleitoral, em que a propaganda e a manipulação sobem de tom, convém revisitar alguns temas do mandato que agora finda. Olhemos às questões laborais. A «Directiva dos Salários Mínimos Adequados», que contou com os votos favoráveis de todos os partidos portugueses e a oposição do PCP, limita a...

25 de Maio, Dia da África

A 25 de Maio de 1963, faz agora 61 anos, 32 chefes de Estado e de governo da África, após longos debates preparatórios, reuniram-se em Adis Abeba, a capital etíope, e criaram a Organização da Unidade Africana (OUA). A data é celebrada, ainda hoje, como Dia da África. Os fundadores da OUA, entre eles dirigentes...