25 de Abril: uma Revolução em Perspectiva

O Livro «25 de Abril: uma Revolução em perspectiva», das Edições Avante!, foi apresentado em Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão, numa sessão em que participou Jerónimo de Sousa. Inserida no ciclo intitulado Roteiro do Livro Insubmisso, que está a percorrer a região de Braga, intervieram também Rui Mota, das Edições Avante!, e Artur Sá da Costa, investigador da história local de Vila Nova de Famalicão.

Jerónimo de Sousa, que é um dos autores dos artigos do livro (que inclui vários textos publicados em O Militante ao longo dos anos), considerou-o «uma importante contribuição» para as comemorações do cinquentenário da Revolução de Abril. É, também, «um livro importante para intervir no imediato e no combate político que aí está e que precisa da atenção e intervenção dos democratas e patriotas». Um combate, acrescentou, no qual «a mentira, a mistificação, o contrabando ideológico estão presentes, quer pela mão das diversas forças políticas da direita e da social-democracia, quer pela mão de uma certa historiografia, claramente parcial».

Antes, já Rui Mota tinha valorizado o livro por reflectir «sobre essa experiência maior da nossa história colectiva», sem nostalgia mas «com tudo o que ela carrega de ensinamentos que se projectam no futuro». Artur Sá da Costa recordou episódios das lutas travadas no concelho pela oposição à ditadura fascista.

 



Mais artigos de: PCP

Para garantir o futuro não se pode perder a memória

O Secretário-Geral do PCP visitou no dia 9 o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, em Lisboa, um «extraordinário espaço de afirmação da memória» que em 2025 fará 10 anos. Anteontem, 14, esteve em Serralves, no Porto, a ver a exposição Pré/Pós – Declinações Visuais do 25 Abril.

Segurança Social quer-se pública, universal e solidária

Assinalando a 7 de Maio o Dia da Segurança Social, que se cumpria no dia seguinte, o PCP reafirma a defesa do seu carácter «público, universal e solidário» e valoriza a garantia a todos da «protecção na doença, maternidade, invalidez, viuvez e orfandade, bem como no desemprego e na velhice, e em todas as situações de...

Então e os factos?

Já por várias vezes se assinalou nesta coluna que não há como o aproximar de um acto eleitoral para que a recorrente manipulação mediática entre num fervilhar inaudito. Vem esta afirmação a propósito de duas peças com relação com as duas eleições que temos pela frente no próximo mês: para a Assembleia Legislativa...

Aeroporto em Alcochete é o que melhor serve o País

O Governo aprovou, anteontem, a construção do novo aeroporto internacional de Lisboa em Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente. Esta é a solução que o PCP sempre defendeu e melhor serve os interesses do País.