Comemorar Abril e a verdade

A Co­missão de Fre­guesia da Quinta do Conde do PCP pro­moveu, sá­bado, 25, no Salão João Fa­vinha da Junta de Fre­guesia, uma apre­sen­tação da obra de An­tónio Avelãs Nunes, «O No­vembro que o 25 de Abri não me­recia», edi­tada pela As­so­ci­ação Con­quistas da Re­vo­lução (ACR). Para além do autor, na mesa es­ti­veram Mar­ga­rida Vi­lhena, membro da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal do PCP, os jo­vens Li­liana Mar­tins, que di­rigiu, e André Cor­deiro, ambos da Co­missão de Fre­guesia, e Val­demar Santos, da Di­recção da ACR.

Ca­ti­vando a atenção das cerca de 30 pes­soas pre­sentes, Avelãs Nunes vincou em par­ti­cular o com­pro­me­ti­mento an­ti­de­mo­crá­tico de Mário So­ares com Frank Car­lucci na pre­pa­ração gol­pista do pro­cesso contra-re­vo­lu­ci­o­nário, nos ata­ques an­ti­co­mu­nistas que le­varam a as­saltos e ao in­cêndio de cen­tros de tra­balho do PCP, na aposta, em parte con­se­guida, na di­visão dos Mi­li­tares do pró­prio MFA, e na in­fame cam­panha da ir­re­du­tível iden­ti­fi­cação do Ge­neral Vasco Gon­çalves com o Par­tido e os ideais co­mu­nistas.

Na ini­ci­a­tiva foi ainda re­cor­dada outra ocor­rida no mesmo local, dia 11 de No­vembro, que deu a co­nhecer a cam­panha de fundos vi­sando a cons­trução do Mo­nu­mento de Ho­me­nagem a Vasco Gon­çalves na Ala­meda, em Lisboa, pro­jec­tado pelo ar­qui­tecto Álvaro Siza Vi­eira, em que in­ter­vi­eram o de­pu­tado e membro do Co­mité Cen­tral Bruno Dias, do PCP, e José Luís Fer­reira, di­ri­gente do PEV.

 

 



Mais artigos de: PCP

Aeroporto, travessia do Tejo e alta velocidade têm de avançar

Co­nhe­cido o re­la­tório da Co­missão Téc­nica In­de­pen­dente, que aponta para a lo­ca­li­zação do Novo Ae­ro­porto de Lisboa no Campo de Tiro de Al­co­chete, o PCP con­si­dera ser «tempo de avançar na cons­trução da so­lução en­con­trada». In­siste ainda na con­cre­ti­zação da nova ponte sobre o Tejo, entre o Bar­reiro e Chelas, e da li­gação fer­ro­viária de alta ve­lo­ci­dade entre Lisboa e o Car­re­gado pela Margem Sul do Tejo.

Algueirão-Mem Martins atesta razão do PCP na defesa do SNS

Fixar mé­dicos e ou­tros pro­fis­si­o­nais ne­ces­sá­rios ao Ser­viço Na­ci­onal de Saúde (SNS) exige a con­cre­ti­zação de me­didas efec­tivas com esse ob­jec­tivo, sa­li­entou Paulo Rai­mundo, se­gunda-feira de manhã, em vi­sita a um centro de saúde onde a es­ma­ga­dora mai­oria dos utentes não tem mé­dico de fa­mília.

Urge concretizar os direitos das pessoas com deficiência

«Va­lo­ri­zando os im­por­tantes avanços re­gis­tados, para os quais nunca deixou de dar o seu par­ti­cular con­tri­buto», o PCP des­taca a «pro­funda dis­tância que se­para os prin­cí­pios nor­te­a­dores da le­gis­lação (...) e a re­a­li­dade eco­nó­mica e so­cial da grande mai­oria das pes­soas com de­fi­ci­ência», su­blinha o Par­tido.

PCP acusa atrasos e incompetência na rede de transportes da AM do Porto

O PCP «re­clama me­didas ur­gentes para di­vul­gação da in­for­mação em falta e exige que (...) du­rante o mês de De­zembro co­e­xistam o ser­viço ac­tual e o novo ser­viço, per­mi­tindo um pe­ríodo de adap­tação dos utentes à nova rede» de trans­portes na Área Me­tro­po­li­tana do Porto (AMP).

É hora de mudar de política leva CDU a empresas

A Organização Regional de Coimbra do PCP realizou, entre os dias 27 e 30 de Novembro, um conjunto de contactos com trabalhadores em empresas e locais de trabalho do distrito. As acções, realizadas no âmbito da campanha «É hora de mudar de política, dar mais força à CDU!», permitiram chegar à...

PCP e ID convergem na CDU e nas soluções para o povo

O PCP e a Associação Intervenção Democrática reafirmaram o compromisso para com a CDU e a necessidade e possibilidade do reforço da Coligação em número de mandatos no dia 10 de Março. Quem o revelou foi Paulo Raimundo, que liderou a delegação do Partido que reuniu, a semana passada, no CT...