Acção «É hora de mudar de política, aumentar salários e pensões»
Tem início terça-feira, 14, em todo o País, a acção do PCP de contacto com os trabalhadores e as populações, dando expressão à exigência do aumento dos salários e pensões, bem como à reclamação do direito à saúde e à habitação, da defesa dos serviços públicos, da creche gratuita para todas as crianças, da soberania e do desenvolvimento.
É uma acção que se justifica pelos baixos salários que persistem, pelo brutal aumento do custo de vida, pela degradação dos serviços públicos, pela ausência de respostas aos múltiplos problemas que se acumulam.
Aumentar salários e pensões é justo, é necessário e é possível!
É justo porque são os trabalhadores que produzem ou produziram toda a riqueza e por isso ela tem de ser distribuída com justiça. É justo quando o risco de pobreza atinge 10% dos trabalhadores. É justo quando 85% dos pensionistas recebe menos de 500 euros mensais.
É necessário particularmente quando os salários baixos são a regra e quando os preços não param de aumentar. É necessário para fazer face ao aumento do custo de vida e para fazer crescer a economia e o emprego.
É possível porque a maior parte do que os trabalhadores produzem fica nos bolsos do grande capital que acumula e concentra cada vez maiores riquezas. É possível porque apesar das dificuldades dos trabalhadores e do povo, as grandes empresas, a banca, acumulam milhões de euros de lucros todos os dias.