MURPI e Inter-Reformados lançam petição pela criação de uma rede de lares

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI e a Inter-Reformados/CGTP-IN lançaram uma petição que exige a criação de uma rede de lares e o reforço de várias valências para os idosos que queiram permanecer nas suas casas.

«Faltam lares residenciais com condições dignas»

Dentro de dias o abaixo-assinado – ainda em papel – será lançado na plataforma da Assembleia da República (AR). «O direito a envelhecer com direitos pressupõe o respeito pelos direitos dos reformados, pensionistas e idosos em diversos domínios, como a valorização real das suas pensões, o direito à saúde, não dispensando a existência de uma Rede de Equipamentos e Serviços de Apoio, que, nas suas diversas valências – apoio domiciliário, centro de dia, centros de convívio, lar – respondam às suas necessidades», refere o documento.

Daí o alerta paraa «falta de lares residenciais, com condições condignas, destinados à residência de pessoas idosas, numa situação de dependência e na ausência de apoio para que possam continuar a viver nas suas casas», uma «carência que se agrava no plano nacional».

O MURPI e a Inter-Reformadoscontestam, igualmente, a «proliferação de lares clandestinos» e expõem o drama «dos que aguardam pela sua vez», com enorme «sofrimento» para si e para a sua família, e dos que «estão condenados à exclusão de um lar, por não poderem pagar mensalidades incomportáveis para os seus rendimentos».

Também «os lares com acordos de cooperação com a Segurança Social confrontam-se com carências e insuficiências diversas», para as quais «são necessárias respostas estruturais que não se limitem a mitigá-las». «É fundamental assegurar que os lares funcionem com recursos humanos adequados para a satisfação das necessidades básicas dos seus utentes» e «com profissionais com competência técnica», defendem os preponentes do abaixo-assinado.

Por tudo isto, reclama-se que a AR tome medidas, visando, por um lado, a criação de uma Rede Pública de Lares, pondo fim às listas de espera, com mensalidades compatíveis com os rendimentos dos reformados, pensionistas e idosos, com garantia de qualidade nos serviços prestados, e, por outro, o reforço das diversas valências da Rede de Equipamentos e Serviços de Apoio à Terceira Idade.

 



Mais artigos de: Nacional

Agricultura Familiar não pode ser mais prejudicada

A Direcção da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) considera que a actual crise política «não pode ser utilizada para provocar mais prejuízos à Agricultura Familiar», até porque «as estruturas da Administração do Estado continuam a funcionar». «As produções de alimentos têm ciclos próprios que se sobrepõem às...

Pessoas com deficiência apresentam propostas na AR

A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes e a Associação Portuguesa de Deficientes entregaram na Assembleia da República (AR) um conjunto de reivindicações para serem contemplados no Orçamento do Estado para 2024.

Encontro Nacional reafirma solidariedade com Cuba

Convocado pela Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC), realizou-se, no sábado, 4, na Voz do Operário, em Lisboa, o 2.º Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba, reunindo mais de meia centena de sócios e outras organizações convidadas, como o CPPC, MDM, MURPI, Projecto Ruído, JCP e PCP....

Moradores dos bairros de Marvila promovem caminhada por uma vida digna

A Associação de Moradores do Bairro Marquês de Abrantes (AMMA), a Comissão de Moradores de Marvila (CMM), a Comissão de Utentes de Marvila (CUSM) e a Associação de Moradores da Quinta do Chalé (AMQC), de Lisboa, estão a promover uma caminhada de moradores, no dia 26 de Novembro, sob o lema «Pelo direito a uma vida digna....

Concessão da Malaposta é um erro!

No dia 2 de Novembro, a Câmara Municipal de Odivelas (CMO) aprovou, com os votos a favor do PS e a abstenção do PSD, a concessão da gestão do Centro Cultural da Malaposta, que pode chegar até 2032. Para a CDU, que votou contra, a CMO escolheu, mais uma vez, «o caminho da desresponsabilização da promoção de política...