Encontro Nacional reafirma solidariedade com Cuba
Convocado pela Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC), realizou-se, no sábado, 4, na Voz do Operário, em Lisboa, o 2.º Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba, reunindo mais de meia centena de sócios e outras organizações convidadas, como o CPPC, MDM, MURPI, Projecto Ruído, JCP e PCP.
Durante os trabalhos ouviram-se testemunhos do trabalho da AAPC em várias regiões do País, valorizando-se o esforço de alargamento que se tem feito ao longo dos últimos anos. A Associação tem núcleos de sócios activos em Almada, Amadora/Sintra, Beja, Coimbra, Évora, Loures/Odivelas, Moita ou Setúbal. Augusto Fidalgo, presidente da AAPC, sublinhou que o alargamentoa nível local da Associação é uma demonstração do grau de empenhamento no esclarecimento sobre a realidade de Cuba e a «acção e luta do seu povo pela construção de uma pátria livre, justa, soberana e socialista». A actividade tem igualmente expressão na solidariedade material, como são exemplo as campanhas de recolha de medicamentos e outros bens materiais, campanhas de fundos, mas também na denúncia activa do bloqueio dos EUA contra Cuba, com a realização de sessões ou acções de rua, entre outras iniciativas.
60 anos de bloqueio
Neste encontro foi também reafirmada a denúncia de mais de 60 anos de bloqueio económico, comercial e financeiro dos EUA contra Cuba e das suas nefastas consequências, que procura infligir sofrimento ao povo cubano com vista a condicionar o livre exercício da soberania e de afirmação da independência que este prossegue desde a vitória da sua Revolução.
Os participantes exigiram, por isso, a exclusão imediata de Cuba da infame lista unilateral dos EUA de «Estados patrocinadores do terrorismo», o fim imediato do bloqueio dos EUA contra Cuba e a retirada da base militar dos EUA de Guantánamo.
Fernando González, presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), enviou uma mensagem ao Encontro, valorizando e agradecendo o trabalho de solidariedade para com Cuba desenvolvido pela AAPC desde a sua fundação [em 2024 completa 50 anos de existência].
O presidente do ICAP destacou, igualmente, a importante solidariedade manifestada durante os duros anos do período especial, as actividades que marcaram a presença de Fidel Castro em Portugal em 1998 ou o acto de solidariedade com Cuba que se realizou a 15 de Julho deste ano, em Lisboa, com a presença do presidente Miguel Diaz Canel, «no qual se ratificou uma vez mais, a profunda amizade e profunda solidariedade que unem os nossos dois povos».
Medalha «Da Amizade»
No seguimento da mensagem de Fernando González, a embaixadora de Cuba em Portugal, Yusmari Diaz, leu o decreto presidencial de atribuição da Medalha «Da Amizade», que, por proposta do presidente do ICAP, foi atribuída a Maria Odete Santos, pela sua acção solidária para com Cuba. A embaixadora – cuja colaboração com a AAPC foi profundamente valorizada no Encontro – deixou uma palavra de confiança de que Cuba e o seu povo, perante o agravamento do bloqueio e com a ampla solidariedade internacional que têm recebido, estão a trabalhar empenhadamente para prosseguir o seu caminho e defender a sua Revolução.