Encontro Nacional reafirma solidariedade com Cuba

Convocado pela Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC), realizou-se, no sábado, 4, na Voz do Operário, em Lisboa, o 2.º Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba, reunindo mais de meia centena de sócios e outras organizações convidadas, como o CPPC, MDM, MURPI, Projecto Ruído, JCP e PCP.

Durante os trabalhos ouviram-se testemunhos do trabalho da AAPC em várias regiões do País, valorizando-se o esforço de alargamento que se tem feito ao longo dos últimos anos. A Associação tem núcleos de sócios activos em Almada, Amadora/Sintra, Beja, Coimbra, Évora, Loures/Odivelas, Moita ou Setúbal. Augusto Fidalgo, presidente da AAPC, sublinhou que o alargamentoa nível local da Associação é uma demonstração do grau de empenhamento no esclarecimento sobre a realidade de Cuba e a «acção e luta do seu povo pela construção de uma pátria livre, justa, soberana e socialista». A actividade tem igualmente expressão na solidariedade material, como são exemplo as campanhas de recolha de medicamentos e outros bens materiais, campanhas de fundos, mas também na denúncia activa do bloqueio dos EUA contra Cuba, com a realização de sessões ou acções de rua, entre outras iniciativas.

60 anos de bloqueio
Neste encontro foi também reafirmada a denúncia de mais de 60 anos de bloqueio económico, comercial e financeiro dos EUA contra Cuba e das suas nefastas consequências, que procura infligir sofrimento ao povo cubano com vista a condicionar o livre exercício da soberania e de afirmação da independência que este prossegue desde a vitória da sua Revolução.

Os participantes exigiram, por isso, a exclusão imediata de Cuba da infame lista unilateral dos EUA de «Estados patrocinadores do terrorismo», o fim imediato do bloqueio dos EUA contra Cuba e a retirada da base militar dos EUA de Guantánamo.

Fernando González, presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), enviou uma mensagem ao Encontro, valorizando e agradecendo o trabalho de solidariedade para com Cuba desenvolvido pela AAPC desde a sua fundação [em 2024 completa 50 anos de existência].

O presidente do ICAP destacou, igualmente, a importante solidariedade manifestada durante os duros anos do período especial, as actividades que marcaram a presença de Fidel Castro em Portugal em 1998 ou o acto de solidariedade com Cuba que se realizou a 15 de Julho deste ano, em Lisboa, com a presença do presidente Miguel Diaz Canel, «no qual se ratificou uma vez mais, a profunda amizade e profunda solidariedade que unem os nossos dois povos».

Medalha «Da Amizade»
No seguimento da mensagem de Fernando González, a embaixadora de Cuba em Portugal, Yusmari Diaz, leu o decreto presidencial de atribuição da Medalha «Da Amizade», que, por proposta do presidente do ICAP, foi atribuída a Maria Odete Santos, pela sua acção solidária para com Cuba. A embaixadora – cuja colaboração com a AAPC foi profundamente valorizada no Encontro – deixou uma palavra de confiança de que Cuba e o seu povo, perante o agravamento do bloqueio e com a ampla solidariedade internacional que têm recebido, estão a trabalhar empenhadamente para prosseguir o seu caminho e defender a sua Revolução.

 



Mais artigos de: Nacional

Agricultura Familiar não pode ser mais prejudicada

A Direcção da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) considera que a actual crise política «não pode ser utilizada para provocar mais prejuízos à Agricultura Familiar», até porque «as estruturas da Administração do Estado continuam a funcionar». «As produções de alimentos têm ciclos próprios que se sobrepõem às...

Pessoas com deficiência apresentam propostas na AR

A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes e a Associação Portuguesa de Deficientes entregaram na Assembleia da República (AR) um conjunto de reivindicações para serem contemplados no Orçamento do Estado para 2024.

Moradores dos bairros de Marvila promovem caminhada por uma vida digna

A Associação de Moradores do Bairro Marquês de Abrantes (AMMA), a Comissão de Moradores de Marvila (CMM), a Comissão de Utentes de Marvila (CUSM) e a Associação de Moradores da Quinta do Chalé (AMQC), de Lisboa, estão a promover uma caminhada de moradores, no dia 26 de Novembro, sob o lema «Pelo direito a uma vida digna....

Concessão da Malaposta é um erro!

No dia 2 de Novembro, a Câmara Municipal de Odivelas (CMO) aprovou, com os votos a favor do PS e a abstenção do PSD, a concessão da gestão do Centro Cultural da Malaposta, que pode chegar até 2032. Para a CDU, que votou contra, a CMO escolheu, mais uma vez, «o caminho da desresponsabilização da promoção de política...