Moradores dos bairros de Marvila promovem caminhada por uma vida digna

A Associação de Moradores do Bairro Marquês de Abrantes (AMMA), a Comissão de Moradores de Marvila (CMM), a Comissão de Utentes de Marvila (CUSM) e a Associação de Moradores da Quinta do Chalé (AMQC), de Lisboa, estão a promover uma caminhada de moradores, no dia 26 de Novembro, sob o lema «Pelo direito a uma vida digna. Viver melhor nos nossos bairros!». A iniciativa foi decidida numa reunião pública, realizada no passado dia 27, na Biblioteca de Municipal de Marvila.

O percurso – num contacto directo com as carências mais prementes dos moradores destes bairros – inicia-se às 9h15, no Bairro dos Alfinetes, na rua Carlos Gil, junto aos lotes «Nameques», onde os elevadores não funcionam e existem infiltrações de água nas habitações.

Segue, às 10h00, para a Estação da CP de Marvila, numa acção intitulada «Sentados, à espera dos comboios que não param!», e, às 10h45, para a Azinhaga Alfinetes, onde é «urgente» requalificar e reabilitar desde a rua Marvila até à Unidade de Saúde/Campo Oriental. Por último, às 11h00, a caminhada passa pelas traseiras do Campo Oriental, Bairro da Quinta do Chalé (acesso pelo lado Sul), para «Apanhar o autocarro que não passa aqui!».

Estes e outros problemas foram já denunciados numa carta aberta enviada aos ministros da Habitação, das Infra-estruturas e da Saúde, mas também aos presidentes da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Marvila, onde os utentes e moradores reclamam, também, habitações mais dignas, espaços públicos melhores e com maior limpeza; criação de condições sanitárias que eliminem os maus cheiros dos rebanhos da zona; reforço do estacionamento automóvel; maior segurança de circulação de peões no bairro.

 



Mais artigos de: Nacional

Agricultura Familiar não pode ser mais prejudicada

A Direcção da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) considera que a actual crise política «não pode ser utilizada para provocar mais prejuízos à Agricultura Familiar», até porque «as estruturas da Administração do Estado continuam a funcionar». «As produções de alimentos têm ciclos próprios que se sobrepõem às...

Pessoas com deficiência apresentam propostas na AR

A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes e a Associação Portuguesa de Deficientes entregaram na Assembleia da República (AR) um conjunto de reivindicações para serem contemplados no Orçamento do Estado para 2024.

Encontro Nacional reafirma solidariedade com Cuba

Convocado pela Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC), realizou-se, no sábado, 4, na Voz do Operário, em Lisboa, o 2.º Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba, reunindo mais de meia centena de sócios e outras organizações convidadas, como o CPPC, MDM, MURPI, Projecto Ruído, JCP e PCP....

Concessão da Malaposta é um erro!

No dia 2 de Novembro, a Câmara Municipal de Odivelas (CMO) aprovou, com os votos a favor do PS e a abstenção do PSD, a concessão da gestão do Centro Cultural da Malaposta, que pode chegar até 2032. Para a CDU, que votou contra, a CMO escolheu, mais uma vez, «o caminho da desresponsabilização da promoção de política...