Moradores dos bairros de Marvila promovem caminhada por uma vida digna
A Associação de Moradores do Bairro Marquês de Abrantes (AMMA), a Comissão de Moradores de Marvila (CMM), a Comissão de Utentes de Marvila (CUSM) e a Associação de Moradores da Quinta do Chalé (AMQC), de Lisboa, estão a promover uma caminhada de moradores, no dia 26 de Novembro, sob o lema «Pelo direito a uma vida digna. Viver melhor nos nossos bairros!». A iniciativa foi decidida numa reunião pública, realizada no passado dia 27, na Biblioteca de Municipal de Marvila.
O percurso – num contacto directo com as carências mais prementes dos moradores destes bairros – inicia-se às 9h15, no Bairro dos Alfinetes, na rua Carlos Gil, junto aos lotes «Nameques», onde os elevadores não funcionam e existem infiltrações de água nas habitações.
Segue, às 10h00, para a Estação da CP de Marvila, numa acção intitulada «Sentados, à espera dos comboios que não param!», e, às 10h45, para a Azinhaga Alfinetes, onde é «urgente» requalificar e reabilitar desde a rua Marvila até à Unidade de Saúde/Campo Oriental. Por último, às 11h00, a caminhada passa pelas traseiras do Campo Oriental, Bairro da Quinta do Chalé (acesso pelo lado Sul), para «Apanhar o autocarro que não passa aqui!».
Estes e outros problemas foram já denunciados numa carta aberta enviada aos ministros da Habitação, das Infra-estruturas e da Saúde, mas também aos presidentes da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Marvila, onde os utentes e moradores reclamam, também, habitações mais dignas, espaços públicos melhores e com maior limpeza; criação de condições sanitárias que eliminem os maus cheiros dos rebanhos da zona; reforço do estacionamento automóvel; maior segurança de circulação de peões no bairro.