Pior do que um mau investimento, só dois

A Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP considera urgentes a concretização do Novo Aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete e da Terceira Travessia do Tejo. A posição foi reiterada a propósito do ressurgimento da possibilidade de construção de um interface aeroportuário em Alverca como complemento à Portela.

Ainda que a proposta «considere um canal autónomo para a Alta Velocidade no troço Castanheira-Alverca –tal como proposto pelo PCP na Assembleia da República –, na margem sul do Tejo está ligada à opção do hub de Alverca e à eliminação da ponte Lisboa-Barreiro».

Alverca é ainda uma má opção, detalha a organização do Partido, não apenas porque a infra-estrutura é limitada do ponto de vista da possibilidade de expansão ou dimensionamento das pistas e tem efeitos mais nocivos ao nível ambiental e na malha urbana, mas também porque o projecto acrescentaria ainda mais pressão a uma zona cujas acessibilidades e mobilidade são já deficientes.

«Desta forma, o PCP voltar a reiterar que, acerca do projecto de modernização da Linha do Norte e que inclui a quadruplicação da via, é essencial que o Governo considere, no projecto de nova linha de alta velocidade ferroviária entre o Porto e Lisboa, a construção de um novo traçado em canal autónomo de acesso a Lisboa, com ligação directa à estação Oriente», e que, «no âmbito da modernização da Linha do Norte, promova o estudo e a opção preferencial do soterramento da infra-estrutura, nomeadamente na área urbana consolidada de Vila Franca de Xira, integrado com um plano urbanístico em articulação com as autarquias locais, que tenha em conta a protecção do património histórico e ambiental e a qualidade de vida das populações».

O Partido salienta, ainda, que «a modernização da Linha do Norte, que vem com décadas de atraso, é a oportunidade ideal para melhorar não apenas a mobilidade do concelho, mas também a qualidade de vida da população de Vila Franca de Xira e Alhandra», pelo que «a minimização das actuais barreiras impostas pelas serventias que atravessam ambas as freguesias deve ser uma prioridade nos investimentos que venham a ser desenvolvidos».



Mais artigos de: PCP

PCP insiste na reabertura da refinaria de Matosinhos

«Ainda vamos a tempo de parar este crime económico e social», alerta a DORP do PCP, que reclama do governo o controlo público da refinaria de Matosinhos e a colocação do conhecimento e da capacidade produtiva daquela infra-estrutura ao serviço do desenvolvimento da região e do País.

Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal a 6 de Novembro

Quando se assinala os 110 anos sobre o nascimento de Álvaro Cunhal, no conjunto das iniciativas a realizar insere-se a sessão de lançamento do Tomo VII das Obras Escolhidas, que ocorrerá no dia 6 de Novembro, pelas 18 horas, na Casa do Alentejo (Lisboa) . Na iniciativa usarão da palavra Paulo Raimundo, Secretário-Geral...

PCP debate Protecção Civil em Encontro Nacional

«Do Papel e política do Estado aos meios necessários – Uma Outra Política de Protecção Civil», é o lema do Encontro Nacional do PCP que se realiza no próximo sábado, 28, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Sacavém. O objectivo é abordar o sector nas suas diversas componentes e contribuir...

Situação crítica de Norte a Sul

Com o Serviço Nacional de Saúde a evidenciar as consequências da política levada a cabo para a sua liquidação, as organizações do Partido denunciam e alertam para a situação em várias unidades e serviços. Em Coimbra, o executivo da Direcção da Organização Regional (DORC) veio por estes dias contestar novas fusões de...

Campanha «Basta de conversa» continua nas ruas na Madeira

Dando continuidade à campanha nacional do Partido intitulada «Basta de conversa! Aumentar salários e pensões», o PCP promoveu, na Madeira, um conjunto de acções de contacto com trabalhadores dos sectores público e privado. No final da jornada, junto a uma grande superfície comercial no Funchal, o membro do Comité Central...