Situação crítica de Norte a Sul

Com o Ser­viço Na­ci­onal de Saúde a evi­den­ciar as con­sequên­cias da po­lí­tica le­vada a cabo para a sua li­qui­dação, as or­ga­ni­za­ções do Par­tido de­nun­ciam e alertam para a si­tu­ação em vá­rias uni­dades e ser­viços.

Em Coimbra, o exe­cu­tivo da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal (DORC) veio por estes dias con­testar novas fu­sões de hos­pi­tais e ser­viços no dis­trito em uni­dades lo­cais de saúde (ULS), uma abran­gendo os con­ce­lhos da Fi­gueira da Foz, Mon­temor-o-Velho e Soure, e outra agre­gando «o CHUC ao Hos­pital Ar­ce­bispo João Cri­sós­tomo (Can­ta­nhede), ao Centro de Me­di­cina de Re­a­bi­li­tação da Re­gião Centro – Ro­visco Pais e a 26 Cen­tros de saúde de 21 con­ce­lhos de 2 Co­mu­ni­dades In­ter­mu­ni­ci­pais».

A DORC alerta, neste con­texto, que as «ex­pe­ri­ên­cias já im­ple­men­tadas com­provam que o mo­delo ULS não ajuda a re­solver os pro­blemas cen­trais do SNS: falta de in­ves­ti­mento e de falta de re­cursos hu­manos», so­brando ca­rên­cias para os Cui­dados de Saúde Pri­má­rios, que ficam na al­çada dos hos­pi­tais num mo­delo de cen­tra­li­zação ab­surdo.

Também sobre a con­cen­tração im­posta com a ULS Nor­deste, pro­nun­ciou-se re­cen­te­mente a Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Bra­gança do PCP. De­sig­na­da­mente a pro­pó­sito da sus­pensão da es­pe­ci­a­li­dade de ci­rurgia geral no ser­viço de ur­gência do hos­pital de Mi­ran­dela, cujo de­sin­ves­ti­mento de­corre da re­or­ga­ni­zação que anun­ciava pro­pó­sito in­verso, acusa a DORBA do PCP, para quem «os re­sul­tados das ULS con­firmam que a sua cri­ação não se tra­duziu numa me­lhor ar­ti­cu­lação dos cui­dados, mas sim numa gestão ori­en­tada para a con­cen­tração de ser­viços».

Em Serpa, a Co­missão Con­ce­lhia do PCP pro­testou, no início deste mês, contra o en­cer­ra­mento do Ser­viço de Aten­di­mento Per­ma­nente do Hos­pital de São Paulo, desta feita sem data de re­a­ber­tura, o que faz temer o fecho de­fi­ni­tivo da­quela va­lência na margem es­querda do Gua­diana. Por isso, os co­mu­nistas in­sistem que o Go­verno tem de res­gatar aquela uni­dade de saúde para a es­fera pú­blica e as­se­gurar acesso a cui­dados de saúde aos utentes.

Já em San­tarém, a Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do PCP alerta para a ne­ces­si­dade de for­ta­le­ci­mento do SNS e de va­lo­ri­zação dos seus pro­fis­si­o­nais, dando como exem­plos «situ­a­ções como a da ur­gência do Hos­pital Dis­trital de San­tarém, com graves cons­tran­gi­mentos no seu fun­ci­o­na­mento de­vido à falta de mé­dicos de es­pe­ci­a­li­dade; o en­cer­ra­mento já anun­ciado da ma­ter­ni­dade do mesmo Hos­pital, du­rante vá­rios dias até Ja­neiro; o en­cer­ra­mento nos mesmos moldes da ur­gência do Hos­pital de Torres Novas; os cons­tran­gi­mentos nas ur­gên­cias bá­sicas do CHMT/​Tomar e Torres Novas; a insufici­ência de camas em cui­dados continu­ados; a falta de profissi­o­nais para os ga­bi­netes de saúde oral ins­ta­lados; os sis­temáticos casos de cen­tros e ex­ten­sões de saúde sem mé­dicos de fa­mília ou com um nú­mero de profissi­o­nais insufici­ente, como em Torres Novas, Cons­tância, Abrantes, Go­legã, Al­ca­nena, Sar­doal, Mação, Ourém, Cha­musca, Sal­va­terra de Magos, Be­na­vente, Vila Nova da Bar­quinha, Tomar, Rio Maior ou Al­pi­arça».




Mais artigos de: PCP

PCP pede intervenção do Governo nos custos à produção do leite

Du­rante uma vi­sita a uma ex­plo­ração lei­teira em Al­fei­zerão, Al­co­baça, o Se­cre­tário-Geral do PCP de­fendeu que o Go­verno do PS pode e deve in­tervir nos custos à pro­dução do leite. Se nada for feito, mais ex­plo­ra­ções vão en­cerrar.

PCP insiste na reabertura da refinaria de Matosinhos

«Ainda vamos a tempo de parar este crime eco­nó­mico e so­cial», alerta a DORP do PCP, que re­clama do go­verno o con­trolo pú­blico da re­fi­naria de Ma­to­si­nhos e a co­lo­cação do co­nhe­ci­mento e da ca­pa­ci­dade pro­du­tiva da­quela infra-es­tru­tura ao ser­viço do de­sen­vol­vi­mento da re­gião e do País.

Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal a 6 de Novembro

Quando se assinala os 110 anos sobre o nascimento de Álvaro Cunhal, no conjunto das iniciativas a realizar insere-se a sessão de lançamento do Tomo VII das Obras Escolhidas, que ocorrerá no dia 6 de Novembro, pelas 18 horas, na Casa do Alentejo (Lisboa) . Na iniciativa usarão da palavra Paulo Raimundo, Secretário-Geral...

PCP debate Protecção Civil em Encontro Nacional

«Do Papel e política do Estado aos meios necessários – Uma Outra Política de Protecção Civil», é o lema do Encontro Nacional do PCP que se realiza no próximo sábado, 28, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Sacavém. O objectivo é abordar o sector nas suas diversas componentes e contribuir...

Pior do que um mau investimento, só dois

A Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP considera urgentes a concretização do Novo Aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete e da Terceira Travessia do Tejo. A posição foi reiterada a propósito do ressurgimento da possibilidade de construção de um interface aeroportuário em Alverca como complemento à...

Campanha «Basta de conversa» continua nas ruas na Madeira

Dando continuidade à campanha nacional do Partido intitulada «Basta de conversa! Aumentar salários e pensões», o PCP promoveu, na Madeira, um conjunto de acções de contacto com trabalhadores dos sectores público e privado. No final da jornada, junto a uma grande superfície comercial no Funchal, o membro do Comité Central...