Exército da Síria riposta a ataques no noroeste do país

O Ministério da Defesa da Síria anunciou a eliminação de pelo menos 111  elementos de grupos terroristas em operações levadas a cabo nas províncias de Idlib e Hama, no noroeste do país.

A entidade indicou em comunicado que os bombardeamentos foram efectuados com mísseis e artilharia, e com o apoio da força aeroespacial da Rússia, que opera na Síria desde 2015, a pedido do governo de Damasco.

Em resultado dos ataques, «foram destruídos quartéis-generais, salas e operações e armazéns dos terroristas repletos de armas, equipamentos bélicos, drones e dispositivos de comunicações, além de vários lança-mísseis de artilharia e veículos militares». A mesma fonte esclareceu que a maioria dos elementos radicais eliminados são membros de um grupo ligado à Al-Qaeda.

Estas acções foram resposta aos contínuos ataques das organizações terroristas armadas apoiadas pelos EUA e outros países por governos de países da região e outros, contra comunidades civis e instalações do Exército Árabe Sírio adjacentes às zonas de distensão.

Os bandos terroristas incrementaram nos últimos meses as suas incursões a partir de  contra posições militares e áreas residenciais controladas pelo governo, o que levou o exército a ripostar.




Mais artigos de: Internacional

República da Guiné-Bissau – um Estado forjado na luta

Completam-se dentro de dias, a 24 de Setembro, 50 anos sobre a proclamação do Estado da Guiné-Bissau, ainda durante a luta armada de libertação nacional dirigida pelo PAIGC contra a dominação colonial portuguesa. Amílcar Cabral, o dirigente revolucionário que encabeçou o combate independentista na Guiné e em Cabo Verde,...

Niger acusa França de preparar agressão

Os novos governantes em Niamey acusaram a França, em conluio com Costa do Marfim, Senegal e Benim, de estar a preparar uma agressão ao Níger. Advertiram que responderão a qualquer ataque ao país.

Cimeira do G77 e China em Havana debate desafios do desenvolvimento

Decorre amanhã, sexta-feira, e no sábado, em Havana, uma cimeira do Grupo dos 77 e China, sob o lema «Os desafios actuais do desenvolvimento: papel da ciência, da tecnologia e da inovação». O grupo define-se como um fórum de «diálogo e concertação» dos países do Sul.

Evidenciando contradições, G20 reúne na Índia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, passou ao presidente brasileiro, Lula da Silva, a presidência rotativa do Grupo dos Vinte (G20), no final da cimeira da organização, que decorreu nos dias 9 e 10, em Nova Deli, sob o lema «Uma Terra, uma Família, um Futuro». O G20 reúne as maiores 19 potências económicas...

República Popular Democrática da Coreia celebra 75 anos

Um grande desfile assinalou no dia 9, em Pyongyang, o 75.º aniversário da fundação da República Popular Democrática da Coreia (RPDC). A cerimónia foi presidida pelo Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e presidente dos Assuntos Estatais, Kim Jong-Un. Diversos Estados fizeram-se representar na cerimónia e...