Saúde debatida em Vila Real
A Direcção da Organização Regional de Vila Real (DORVIR) do PCP promoveu, na tarde de sábado, 27 de Maio, um debate em que se discutiram os problemas existentes e as soluções necessárias para o SNS na região. Participaram e intervieram Bernardino Soares, membro do Comité Central do PCP, e o membro da DORVIR Manuel Cunha.
Manuel Cunha reafirmou «a importância da gestão democrática das instituições, nomeadamente das eleições do director clínico e de enfermagem, que tanta falta fazem ao Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), ligando a actual situação – de ausências desses directores - com a inaceitável situação de indefinição em torno do Conselho de Administração do CHTMAD. Situação que se arrasta no tempo e que tem motivado reacções de denúncia dos profissionais e diversas entidades, inclusivamente do PCP, que questionou o Ministério sobre o assunto no passado dia 12 de Maio».
Em nota de imprensa, a DORVIR detalha, ainda, que Bernardino Soares, por seu lado, «realçou a importância da Saúde Pública e dos Cuidados Primários (Medicina Geral e Familiar) como alicerces estruturais na promoção da Saúde», tendo sublinhado, também, «a gravidade da falta de investimento no SNS».
«O dirigente comunista alertou, igualmente, para as consequências nefastas do encerramento de serviços no SNS, algo que em muito contribuiu para a redução da equidade no acesso à Saúde e cria campo de manobra para os grupos privados melhor promoverem o seu negócio», insistindo, por isso, que «é no SNS que os portugueses têm de ter a resposta ao seu direito constitucional à Saúde», informa-se, por fim, no texto.