Saúde debatida em Vila Real

A Direcção da Organização Regional de Vila Real (DORVIR) do PCP promoveu, na tarde de sábado, 27 de Maio, um debate em que se discutiram os problemas existentes e as soluções necessárias para o SNS na região. Participaram e intervieram Bernardino Soares, membro do Comité Central do PCP, e o membro da DORVIR Manuel Cunha.

Manuel Cunha reafirmou «a importância da gestão democrática das instituições, nomeadamente das eleições do director clínico e de enfermagem, que tanta falta fazem ao Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), ligando a actual situação – de ausências desses directores - com a inaceitável situação de indefinição em torno do Conselho de Administração do CHTMAD. Situação que se arrasta no tempo e que tem motivado reacções de denúncia dos profissionais e diversas entidades, inclusivamente do PCP, que questionou o Ministério sobre o assunto no passado dia 12 de Maio».

Em nota de imprensa, a DORVIR detalha, ainda, que Bernardino Soares, por seu lado, «realçou a importância da Saúde Pública e dos Cuidados Primários (Medicina Geral e Familiar) como alicerces estruturais na promoção da Saúde», tendo sublinhado, também, «a gravidade da falta de investimento no SNS».

«O dirigente comunista alertou, igualmente, para as consequências nefastas do encerramento de serviços no SNS, algo que em muito contribuiu para a redução da equidade no acesso à Saúde e cria campo de manobra para os grupos privados melhor promoverem o seu negócio», insistindo, por isso, que «é no SNS que os portugueses têm de ter a resposta ao seu direito constitucional à Saúde», informa-se, por fim, no texto.

 



Mais artigos de: PCP

Constituição «gravada» no coração do povo

«Em que país viveríamos se a Constituição fosse plenamente cumprida?», questionou Jerónimo de Sousa a abrir a sessão pública , realizada dia 15, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Peniche.

Escalada de juros prejudica povo e País

Reagindo ao anúncio, por parte do Banco Central Europeu (BCE), do oitavo aumento consecutivo das taxas de juro do crédito à habitação, para os 4%,, e de um novo crescimento agendado para Julho, o PCP sublinha que «esta opção, tomada em nome do combate à inflação, está a arrasar as condições de vida de centenas de milhar...

Festa do Avante!: jornadas de trabalho já no sábado

Arrancam no próximo sábado, 24 de Junho, as jornadas de trabalho de construção da Festa do Avante!. Até ao início de Setembro, há trabalho para todos: na Quinta da Atalaia e por todo o País, a divulgar a Festa e a vender a EP. Quanto à implantação, pois é disso que falamos, há pavilhões para construir, paredes e murais...

Câncio, os métodos e as fontes

Nesta coluna não é hábito tratar-se episódios de manipulação e discriminação na comunicação social numa abordagem que centra o problema no jornalista, até porque a realidade é estrutural, mas há casos tão reveladores que merecem um olhar mais detalhado. Fernanda Câncio é jornalista do DN, mas também tem um espaço de...