Saudação pela escolha de Évora como Capital Europeia da Cultura em 2027

A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, na sessão plenária que antecedeu a época natalícia, um voto de saudação pela escolha de Évora para Capital Europeia da Cultura em 2027.

«A escolha, realizada pela primeira vez através de concurso, foi anunciada no dia 07 de Dezembro por um painel de peritos internacionais, num processo que revelou uma grande motivação das cidades portuguesas para valorizarem o território através da cultura», refere o texto apresentado pelo presidente do Parlamento, Augusto Santos Silva.

À votação, das galerias do hemiciclo, assistiu o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá.

A escolha de Évora «engrandece a região do Alentejo, assim como todo o país» e porá em evidência «desafios fundamentais que a sociedade partilha enquanto colectivo, como as alterações climáticas ou as migrações forçadas», lê-se no texto, onde é salientado também que o projecto que estará de pé dentro de cinco anos «representa uma grande aposta na riqueza do sector cultural e criativo local, permitindo construir pontes com outras áreas da sociedade, com o resto do País e com a Europa».

«O programa de Évora 2027 assenta em três vertentes principais: herança cultural, intangibilidade e biodiversidade», esclarece o voto, onde se recorda ainda que esta é a quarta vez que uma cidade portuguesa recebe esta distinção, depois de Lisboa, em 1994, o Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012.

 



Mais artigos de: Assembleia da República

PS rejeita medidas para agilizar atestado multiuso

Foi rejeitado no Parlamento pelo votos negativos de PS, com a abstenção de PSD, Chega e IL, o projecto de lei do PCP destinado a agilizar a emissão ou renovação de atestado de incapacidades multiuso, prorrogar a sua vigência e garantir a sua gratuitidade. O diploma, que acolheu os votos favoráveis das restantes bancadas...

Regulação das ordens profissionais

O Parlamento aprovou o texto final relativo às ordens profissionais, que altera questões como as condições de acesso à profissão. Votado na última sessão plenária antes da pausa natalícia, o diploma, que resulta de propostas iniciais do PS e do PAN, teve os votos favoráveis de PS, IL e PAN. Votaram contra PSD, Chega e...