Avança a preparação da Conferência Nacional

A pouco mais de quinze dias da Conferência Nacional, que se realizará nos dias 12 e 13 de Novembro, o processo de discussão e preparação avança a bom ritmo por todas as organizações do Partido.

Reforço da organização e da ligação do Partido às massas são ideias-chave

No distrito de Évora o processo de discussão, eleição e de preparação tem assumido diversas expressões. Os militantes das freguesias do concelho de Évora reuniram-se num plenário onde identificaram o alarmante agravar de problemas como o aumento do custo de vida, questões relacionadas com a habitação e transportes e o isolamento a que algumas freguesias do concelho estão sujeitas. A necessidade de reforçar a ligação aos militantes do Partido e às massas transpareceram através dos contributos de militantes de diferentes idades. Foram ainda traçadas linhas de trabalho como a identificação de prioridades de intervenção em cada freguesia, o reforço da ligação ao movimento associativo, a responsabilização de mais camaradas e a criação de Comissões de Freguesia em quatro freguesias concretas.

Os militantes da célula dos trabalhadores da Câmara Municipal de Évora também estiveram reunidos. As condições de vida de quem trabalha, o crescimento da pobreza no seio dos trabalhadores foram elementos de destaque. Do plenário resultou a conclusão de reforçar o trabalho da célula e assegurar a edição regular do boletim de célula.

No distrito alentejano reuniram ainda quatro Comissões concelhias: Estremoz, Redondo, Mora e Mourão. Foram discutidas questões como a efectivação de metas de recrutamentos, planos de intervenção para empresas consideradas prioritárias, a cobrança de quotas, o reforço da intervenção dos eleitos no Poder Local e a importância de estruturar a difusão do jornal Avante!.

A reunião do executivo da Direcção da Organização Regional de Évora assinalou quatro elementos específicos: a ligação às massas; o reforço da capacidade financeira; recrutamento, responsabilização de quadros e formação ideológica e a propaganda e informação.

A Organização Regional dos Açores já realizou as assembleias, plenários e reuniões de discussão do projecto de resolução da Conferência Nacional e de eleição dos sete delegados previstos. Ao longo das várias discussões foram assumidos compromissos como o reforço da responsabilização de mais camaradas mediante a sua integração no trabalho de direcção e o reforço das estruturas de direcção nas diversas ilhas.

Em Bragança, foi realizada a segunda e última assembleia electiva que reuniu os concelhos de Bragança, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vimioso, Vinhais e a célula da Faurécia. O reforço da organização como elemento estruturante para a intervenção do Partido na região e para a superação das diversas dificuldades foi, mais uma vez, assumido.

Em Lisboa, a discussão em organismos concelhios, sectoriais e em plenários continua a avançar. Já foram realizadas 110 assembleias, 42 das quais no passado fim-de-semana. Ultrapassar dificuldades e explorar possibilidades no recrutamento, na rápida integração e atribuição de tarefas, nos aspectos financeiros, quotização e formação de quadros foram temáticas fortes.



Mais artigos de: PCP

Travar o empobrecimento na Madeira

«A cada dia o salário e a pensão ficam mais curtos para as despesas», ao mesmo tempo que «os lucros das grandes empresas não param de crescer». Este foi o alerta que a Organização Regional da Madeira do PCP deixou, segunda-feira, numa acção de protesto, no centro do Funchal. Só nos últimos...

PCP ouve queixas da Universidade do Minho

Uma delegação do PCP constituída por Belmiro Magalhães, da Comissão Política, Inês Rodrigues, do Secretariado da JCP e membro da Assembleia Municipal de Guimarães, Manuel Carvoeiro, da Organização Regional de Braga (ORB), e António Joaquim, da Comissão Política da JCP, reuniu com o reitor da Universidade do Minho (UM),...

Na dianteira pelo direito à habitação

Com a presença do vereador na Câmara Municipal de Lisboa, João Ferreira, e de outros eleitos e dirigentes do PCP, realizou-se na manhã de sábado, 15 de Outubro, uma tribuna pública, no Bairro Marquês de Abrantes, em Marvila, com o objectivo de ouvir a população sobre os problemas de acesso a uma habitação condigna. A...

Saramago evocado em Lisboa e Castelo Branco

A Assembleia Municipal de Lisboa realizou, no passado dia 18, uma evocação do centenário do nascimento de José Saramago. A iniciativa, proposta pelo grupo municipal do PCP naquele órgão autárquico da capital, teve como objectivo homenagear escritor galardoado em 1998 com o Prémio Nobel da Literatura, que foi presidente...

Dar a conhecer o Partido

O PCP tem expressão nacional. Desde 1921 que os comunistas tentam chegar a todos os cantos do País. Da Madeira, esta semana chegam ao Avante! as histórias, motivações e objectivos de dois militantes que recentemente se juntaram ao Partido. Joséafirma que nunca teve outro Partido. «Nunca me...