Avança a preparação da Conferência Nacional
A pouco mais de quinze dias da Conferência Nacional, que se realizará nos dias 12 e 13 de Novembro, o processo de discussão e preparação avança a bom ritmo por todas as organizações do Partido.
Reforço da organização e da ligação do Partido às massas são ideias-chave
No distrito de Évora o processo de discussão, eleição e de preparação tem assumido diversas expressões. Os militantes das freguesias do concelho de Évora reuniram-se num plenário onde identificaram o alarmante agravar de problemas como o aumento do custo de vida, questões relacionadas com a habitação e transportes e o isolamento a que algumas freguesias do concelho estão sujeitas. A necessidade de reforçar a ligação aos militantes do Partido e às massas transpareceram através dos contributos de militantes de diferentes idades. Foram ainda traçadas linhas de trabalho como a identificação de prioridades de intervenção em cada freguesia, o reforço da ligação ao movimento associativo, a responsabilização de mais camaradas e a criação de Comissões de Freguesia em quatro freguesias concretas.
Os militantes da célula dos trabalhadores da Câmara Municipal de Évora também estiveram reunidos. As condições de vida de quem trabalha, o crescimento da pobreza no seio dos trabalhadores foram elementos de destaque. Do plenário resultou a conclusão de reforçar o trabalho da célula e assegurar a edição regular do boletim de célula.
No distrito alentejano reuniram ainda quatro Comissões concelhias: Estremoz, Redondo, Mora e Mourão. Foram discutidas questões como a efectivação de metas de recrutamentos, planos de intervenção para empresas consideradas prioritárias, a cobrança de quotas, o reforço da intervenção dos eleitos no Poder Local e a importância de estruturar a difusão do jornal Avante!.
A reunião do executivo da Direcção da Organização Regional de Évora assinalou quatro elementos específicos: a ligação às massas; o reforço da capacidade financeira; recrutamento, responsabilização de quadros e formação ideológica e a propaganda e informação.
A Organização Regional dos Açores já realizou as assembleias, plenários e reuniões de discussão do projecto de resolução da Conferência Nacional e de eleição dos sete delegados previstos. Ao longo das várias discussões foram assumidos compromissos como o reforço da responsabilização de mais camaradas mediante a sua integração no trabalho de direcção e o reforço das estruturas de direcção nas diversas ilhas.
Em Bragança, foi realizada a segunda e última assembleia electiva que reuniu os concelhos de Bragança, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vimioso, Vinhais e a célula da Faurécia. O reforço da organização como elemento estruturante para a intervenção do Partido na região e para a superação das diversas dificuldades foi, mais uma vez, assumido.
Em Lisboa, a discussão em organismos concelhios, sectoriais e em plenários continua a avançar. Já foram realizadas 110 assembleias, 42 das quais no passado fim-de-semana. Ultrapassar dificuldades e explorar possibilidades no recrutamento, na rápida integração e atribuição de tarefas, nos aspectos financeiros, quotização e formação de quadros foram temáticas fortes.