Saramago evocado em Lisboa e Castelo Branco

A Assembleia Municipal de Lisboa realizou, no passado dia 18, uma evocação do centenário do nascimento de José Saramago. A iniciativa, proposta pelo grupo municipal do PCP naquele órgão autárquico da capital, teve como objectivo homenagear escritor galardoado em 1998 com o Prémio Nobel da Literatura, que foi presidente da Assembleia Municipal da capital.

A actual presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Rosário Farmhouse, leu o texto de José Saramago Palavras para uma Cidade, a que se seguiu a intervenção do eleito comunista António Modesto Navarro ressaltando aspectos biográficos da vida política e autárquica do homenageado, bem como da importância da cidade de Lisboa na sua obra literária.

A sessão contou também com a participação da presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Rio, e de Miguel Gonçalves Mendes, realizador do filme José e Pilar, que foi exibido de seguida.

Em Castelo Branco, a Comissão Concelhia do PCP promoveu no dia 7 uma sessão de apresentação do livro José Saramago, um escritor com o seu povo, das Edições Avante!. Realizada na biblioteca municipal, a sessão inseriu-se nas comemorações do centenário do escritor e militante comunista que o PCP leva a cabo. António Filipe, do Comité Central, interveio destacando José Saramago enquanto «escritor universal, intelectual de Abril e militante comunista», um homem que veio do povo trabalhador, a quem amou e foi fiel, intrépido defensor e construtor de Abril, com tudo o que comportou de sonho, de transformação e de avanço progressista.

Salientou, ainda, o escritor e comunista que o PCP jamais deixará de celebrar, não apenas nome maior da literatura portuguesa, mas também pelo seu comprometimento para com os explorados, injustiçados e humilhados da terra, tendo, por isso, assumido valores éticos e um ideal político do qual não abdicou até ao fim da sua vida.

 



Mais artigos de: PCP

Avança a preparação da Conferência Nacional

A pouco mais de quinze dias da Conferência Nacional, que se realizará nos dias 12 e 13 de Novembro, o processo de discussão e preparação avança a bom ritmo por todas as organizações do Partido.

Travar o empobrecimento na Madeira

«A cada dia o salário e a pensão ficam mais curtos para as despesas», ao mesmo tempo que «os lucros das grandes empresas não param de crescer». Este foi o alerta que a Organização Regional da Madeira do PCP deixou, segunda-feira, numa acção de protesto, no centro do Funchal. Só nos últimos...

PCP ouve queixas da Universidade do Minho

Uma delegação do PCP constituída por Belmiro Magalhães, da Comissão Política, Inês Rodrigues, do Secretariado da JCP e membro da Assembleia Municipal de Guimarães, Manuel Carvoeiro, da Organização Regional de Braga (ORB), e António Joaquim, da Comissão Política da JCP, reuniu com o reitor da Universidade do Minho (UM),...

Na dianteira pelo direito à habitação

Com a presença do vereador na Câmara Municipal de Lisboa, João Ferreira, e de outros eleitos e dirigentes do PCP, realizou-se na manhã de sábado, 15 de Outubro, uma tribuna pública, no Bairro Marquês de Abrantes, em Marvila, com o objectivo de ouvir a população sobre os problemas de acesso a uma habitação condigna. A...

Dar a conhecer o Partido

O PCP tem expressão nacional. Desde 1921 que os comunistas tentam chegar a todos os cantos do País. Da Madeira, esta semana chegam ao Avante! as histórias, motivações e objectivos de dois militantes que recentemente se juntaram ao Partido. Joséafirma que nunca teve outro Partido. «Nunca me...