Na dianteira pelo direito à habitação

Com a presença do vereador na Câmara Municipal de Lisboa, João Ferreira, e de outros eleitos e dirigentes do PCP, realizou-se na manhã de sábado, 15 de Outubro, uma tribuna pública, no Bairro Marquês de Abrantes, em Marvila, com o objectivo de ouvir a população sobre os problemas de acesso a uma habitação condigna.

A maioria dos presentes confirmou que os moradores não têm rendimentos capazes de pagar uma habitação ao preço especulativo e, nalguns casos, enfrentam mesmo sérias dificuldades para suportar o custo de uma com renda apoiada, cuja oferta é escassa para as necessidades. Pela tribuna, passaram mesmo dois casos de casais com filhos menores que a Gebalis pretende despejar, apesar de há anos se candidatarem àquele regime.

«Sem meios materiais suficientes para alugar uma casa, a concretizar-se a desocupação pela CM Lisboa/Gebalis, a alternativa destas famílias é viver na rua», denuncia a Comissão de Freguesia de Marvila do PCP, que, entre outros problemas, destaca, ainda, a degradação dos elevadores dos prédios camarários, das portas e caixas do correio, a falta de limpeza do espaço envolvente.

«Para o PCP, o direito constitucional à habitação tem de ser assegurado, de modo efectivo, com mais habitação pública e com uma melhor gestão do património municipal, nomeadamente com uma maior celeridade na recuperação e atribuição de casas», afirma ainda a organização do Partido, que, na ocasião, lançou um abaixo-assinado que mereceu logo a adesão de dezenas de moradores.

Já em Aveiro, uma delegação do Partido solidarizou-se, por estes dias, com duas famílias de moradores no Bairro do Griné, alvo de acção de despejo. A autarquia pretende colocar em situação de sobre-vulnerabilidade aquelas, com filhos menores, pelo que a Comissão Concelhia de Aveiro do PCP insiste «na necessidade de encontrar uma solução viável, digna, duradoura e respeitadora dos direitos destas e doutras famílias em situação similar».

«A habitação é um direito fundamental» e a ele têm de corresponder acções concretas considerando as condições familiares, lembram os comunistas aveirenses.

 



Mais artigos de: PCP

Avança a preparação da Conferência Nacional

A pouco mais de quinze dias da Conferência Nacional, que se realizará nos dias 12 e 13 de Novembro, o processo de discussão e preparação avança a bom ritmo por todas as organizações do Partido.

Travar o empobrecimento na Madeira

«A cada dia o salário e a pensão ficam mais curtos para as despesas», ao mesmo tempo que «os lucros das grandes empresas não param de crescer». Este foi o alerta que a Organização Regional da Madeira do PCP deixou, segunda-feira, numa acção de protesto, no centro do Funchal. Só nos últimos...

PCP ouve queixas da Universidade do Minho

Uma delegação do PCP constituída por Belmiro Magalhães, da Comissão Política, Inês Rodrigues, do Secretariado da JCP e membro da Assembleia Municipal de Guimarães, Manuel Carvoeiro, da Organização Regional de Braga (ORB), e António Joaquim, da Comissão Política da JCP, reuniu com o reitor da Universidade do Minho (UM),...

Saramago evocado em Lisboa e Castelo Branco

A Assembleia Municipal de Lisboa realizou, no passado dia 18, uma evocação do centenário do nascimento de José Saramago. A iniciativa, proposta pelo grupo municipal do PCP naquele órgão autárquico da capital, teve como objectivo homenagear escritor galardoado em 1998 com o Prémio Nobel da Literatura, que foi presidente...

Dar a conhecer o Partido

O PCP tem expressão nacional. Desde 1921 que os comunistas tentam chegar a todos os cantos do País. Da Madeira, esta semana chegam ao Avante! as histórias, motivações e objectivos de dois militantes que recentemente se juntaram ao Partido. Joséafirma que nunca teve outro Partido. «Nunca me...