Contratos por cumprir nos transportes públicos

Na Península de Setúbal, «as populações, os utentes, a vida social e a economia» estão a ser profundamente afectados com os constantes incumprimentos por parte das empresas Alsa Todi e TST dos horários e serviços a que estão contratualmente obrigadas. A acusação foi feita pelo Executivo da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP (DORS) numa declaração proferida no dia 26.

O Partido lembra que as administrações das duas empresas «concorreram no primeiro trimestre de 2020 (e ganharam) a um concurso público internacional onde se obrigavam a fornecer um determinado serviço – carreiras e horários – pelo qual lhes é pago um determinado montante». Ora, a situação que hoje se vive representa «uma clara e flagrante violação pelas administrações destas empresas dos pressupostos do concurso, muito para além do que seria atendível quando estamos perante tão grandes alterações em relação ao passado».

Para o PCP, não é aceitável que as empresas «persistam em não resolver os problemas», prejudicando desse modo populações e utentes, pois tiveram tempo para o fazer desde que os contratos lhes foram adjudicados, no final do ano passado.

O lançamento dos concursos em causa pela Carris Metropolitana, reafirmam os comunistas, «constituiu um passo positivo para levar mais longe aquilo que foi conseguido com a conquista do passe social intermodal válido em toda a Área Metropolitana e em todos os operadores, com substancial redução do seu custo». Ora, isto não poderá ser posto em causa pela actuação das empresas.

O cumprimento dos horários, carreiras e percursos contratualizados, a adequação das frotas aos serviços que têm de prestar e os desdobramentos de carreiras onde não haja viaturas de maior lotação são medidas a adoptar pelas empresas, reclama o PCP, que defende que não lhes sejam pagos serviços que não estejam a realizar.

 



Mais artigos de: Nacional

Fim das armas nucleares é fundamental para a paz

A propósito do Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares, que se assinalou a 26 de Setembro, o CPPC apelou à defesa da paz e à adesão de Portugal ao Tratado de Proibição de Armas Nucleares.

Concentração em Setúbal por transportes a tempo

As autarquias do concelho de Setúbal marcaram para a manhã do próximo sábado, 1 de Outubro, junto ao Estádio do Bonfim, uma concentração de protesto contra o mau serviço prestado pela Alsa Todi, empresa responsável pelos transportes colectivos no concelho, e para exigir que esta cumpra o que está contratualizado. Nos...

Avaliações, afirmações e submissão à Vinci

A Plataforma Cívica Aeroporto BA6-Montijo Não! comentou, no dia 24, a reunião entre o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente do PSD, Luís Montenegro, sobre o novo aeroporto de Lisboa. «Após a criação de alguma expectativa, destinada a fazer crer que o assunto ia ser tratado com profundidade e rigor», destaca, a...