Festa do Unsere Zeit: grande participação e muita confiança
A Festa do Unsere Zeit (Nosso Tempo), órgão central do Partido Comunista Alemão, realizou-se a 27 e 28 de Agosto, pela primeira vez em Berlim, na Praça Rosa Luxemburgo. As edições anteriores tiveram lugar em Dortmund. O PCP fez-se representar por Arménio Fortunato, da Organização da Emigração do PCP na Alemanha.
A denominação da praça onde se realizou a Festa remonta a 1969 e é uma homenagem a Rosa Luxemburgo, que com Karl Liebknecht e outros fundou o Partido Comunista da Alemanha. Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht foram assassinados em Janeiro de 1919.
Em vários palcos ao ar livre e em tendas aglomeravam-se muitos visitantes, interessados nos debates sobre as tarefas do movimento da paz e solidariedade, contra a guerra e as sanções, as perspectivas para as forças de esquerda em tempos de guerra e de crise, a situação no Leste da Europa ou as experiências de construção do socialismo em Cuba, na China ou no Vietname. Participaram igualmente muitos pais e crianças no festival infantil, aplaudidos quando atravessavam o recinto com as suas pinturas de paz.
A Festa constituiu uma importante manifestação contra o belicismo e a NATO: Patrik Köbele, presidente do Partido Comunista Alemão, apelou a um dia contra a guerra, com a realização a 1 de Outubro de manifestações contra a NATO e pela paz em toda a Alemanha.
A união entre artistas e público, presente em vários momentos, foi evidente quando junto ao palco principal ressoou em uníssono nas vozes de centenas de pessoas a canção da Frente Unida (Einheitsfrontlied), escrita por Bertolt Brecht em 1934.
Neste festival de reencontro e solidariedade militante, participaram antigos militantes assim como muitos jovens. Mais de 10 mil visitantes estiveram na 21.ª edição desta Festa da paz e da solidariedade, tendo a aposta da sua realização em Berlim constituído um êxito.