Convívios de Verão mobilizam para a luta

Várias organizações do PCP estão a promover convívios que cruzam o lazer em período estival com o esclarecimento e a mobilização para a luta que tem de prosseguir intensificada. Foi o caso da iniciativa realizada sábado, 23, no Largo da Pontinha, em Faro. A música que animou os presentes esteve a cargo de Benvindo Barros, que trouxe a música popular de Cabo Verde, ao passo que as intervenções políticas couberam a Catarina Marques, da Comissão Concelhia de Faro, e João Ferreira, da Comissão Política do Comité Central.

Catarina Marques destacou a necessidade de reforçar o Partido e a sua acção, bem como as soluções para os muitos problemas que assolam os farenses. Já João Ferreira, deu nota da falta de respostas do Governo face ao brutal aumento do custo de vida, da exploração e à degradação dos serviços públicos, colocando ainda acento tónico na urgência de valorizar os salários e as pensões, controlar os preços e travar a especulação, defender os serviços públicos.

Também no distrito de Faro, no dia seguinte, domingo, 24, a Comissão Concelhia de Lagoa promoveu um almoço no espaço da FATACIL, com a participação de António Filipe, do CC do PCP.

Antes, no segundo fim-de-semana de Julho, no CT de Mora, a organização do Partido levou a cabo uma sardinhada que contou com a contribuição do Grupo de Cantares de Brotas e de João André, que pontuaram a iniciativa com momentos culturais e da tradição popular. Margarida Botelho, do Secretariado do Comité Central do PCP, proferiu a intervenção política sublinhando que o que sobra em aumento do custo de vida, falta em respostas da maioria socialista, capazes de travar a degradação das condições de vida dos trabalhadores e da generalidade do povo.

Semelhante discurso proferiu Manuel Rodrigues, da Comissão Política do PCP, num convívio ocorrido no mesmo fim-de-semana, no Parque de Merendas do Fontelo, em Viseu.

 



Mais artigos de: PCP

Lucros da GALP denunciam política do sistema desumano

Os lucros ostentados pela GALP no primeiro semestre deste ano são «a demonstração de que aquilo que está a acontecer é um inaceitável movimento especulativo em torno dos preços e que a política do Governo tem sido completamente errada», afirma o PCP.


PCP quer salário mínimo garantido para pescadores

No decorrer de uma visita ao distrito de Leiria, no dia 22 de Julho, João Pimenta Lopes, deputado no Parlamento Europeu (PE), reafirmou o compromisso do PCP de continuar a intervir para defender o sector das pescas e os seus profissionais.

 

Governo não dá resposta a rede pública de creches

«O PCP reafirma a necessidade da criação de uma rede pública de creches em todo o território nacional, para assegurar vaga a todos os bebés até aos 3 anos, garantindo a criação de 100 mil novas vagas em creche até 2026, ou seja, no espaço da presente legislatura».

Polícias carecem de medidas estruturais

«Urge pôr fim a uma política de remendos e começar a responder com medidas de natureza estrutural», considera o PCP a respeito das carências verificadas na PSP.

 

Aumento dos juros é apoio ao Capital

«O anúncio do BCE de aumento das taxas de referência em 50 pontos representa uma opção política centrada nos interesses dos grandes grupos económicos», considera o PCP. Em nota de imprensa divulgada após o anúncio do banco da União Europeia (UE), o Partido defende que a inflação deve ser «combatida através de medidas de...

Ataques, decisões, omissões e a Festa que lhes dói

A Festa do Avante! voltou ao Jornal da Noite da SIC na última semana. Desta vez não fomos brindados com uma falsificação do The New York Times, como em 2020, mas o ataque à Festa – e, no caso, aos artistas que nela participam – ficou a cargo de um dos comentadores residentes. Coincidência ou não, o episódio surgiu no dia...

Os comunistas agitam unem e mobilizam

Um comunista é um agitador. No espaço onde está inserido, um militante da JCP ou do PCP combate a resignação, a exploração e a violação de direitos. Onde está um ou vários comunistas, as forças opressoras do capital têm mais dificuldades em avançar. O contacto com um comunista é, igualmente, valioso para a...