Solidariedade com Cuba em Lisboa e no Porto
Sob o lema Fim ao bloqueio! Solidariedade com Cuba! América Latina livre e Soberana, estão marcadas duas acções, promovidas pela Associação de Amizade Portugal-Cuba e outras organizações: para 14 de Julho às 18h00 na Praça do Rossio, em Lisboa; e para 18, à mesma hora, na sede da Universidade Popular do Porto.
No apelo que sustenta a convocatória das suas iniciativas destaca-se que o «cruel bloqueio económico, comercial, financeiro que os EUA impõem a Cuba atenta gravemente contra os direitos do povo cubano e o desenvolvimento do seu país». E acrescenta que ele se insere numa «mais ampla e premeditada acção de desestabilização contra Cuba e o seu povo, através da qual os EUA pretendem impor uma “mudança de regime”, como fizeram durante décadas em tantos outros países latino-americanos e caribenhos». O fim do bloqueio, exigido anualmente pela esmagadora maioria dos países do mundo, é uma das principais reivindicações das duas iniciativas, a par da cessação de toda e qualquer acção desestabilizadora dos EUA contra Cuba.
Valoriza-se ainda, no apelo, a resistência de mais de 60 anos do povo de Cuba e as importantes conquistas que apesar dele alcançou – «na saúde, na educação, na cultura ou na ciência, alcançando avançados índices de desenvolvimento social». Cuba é, assim, um «exemplo de resistência, coragem e dignidade, de soberania e independência, de solidariedade e cooperação – que dá esperança e confiança aos povos da América Latina e de todo o mundo».