PCP valoriza importância estratégica dos bombeiros
Uma delegação do PCP reuniu, no dia 20, com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Águeda e de Aveiro «Velhos» com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre a realidade em que estas associações actuam.
A partir desses encontros, que contaram com a presença de Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, foi possível perceber a falta de financiamento que se traduz em questões, como a insuficiência do valor pago pelo quilómetro do transporte de doentes não urgentes (0,51€), sem actualizações desde 2011.
A insuficiência do apoio camarário na aquisição de equipamento para bombeiros novos, a par da exclusão dos Veículos Dedicados a Transporte de Doentes da isenção legalmente prevista para veículos de bombeiros e de emergência nas auto-estradas, foram outras das preocupações levantadas.
Para o PCP, estas, entre as muitas outras dificuldades levantadas, colocam em evidência a necessidade de outra política de Protecção Civil que, em vez de os subalternizar, coloque os bombeiros no lugar que devem ocupar, com verbas, meios e equipamentos que correspondam à importância estratégica da sua missão.