Assembleias são expressão da democracia interna do PCP

Para além das assembleias de âmbito regional, de que damos conta noutras páginas deste jornal, estão a realizar-se um pouco por todo o País assembleias de organizações concelhias do Partido, expressão ímpar da sua democracia interna.

As organizações do Partido definem prioridades e apontam soluções

Em Loures, a 15.ª Assembleia da Organização Concelhia do PCP realizou-se em Sacavém sob o lema Organizar, lutar, avançar. Um Partido mais forte. Rui Braga, do Secretariado do Comité Central, interveio no encerramento dos trabalhos.

Na resolução política, aprovada por unanimidade, aponta-se entre os principais objectivos da Assembleia o empenho de toda a organização e de cada um dos seus membros no recrutamento e integração de novos militantes, bem como a necessidade de aumentar a capacidade financeira do Partido. Para isto, a campanha da quota em dia e actualizada assume uma importância central. O reforço dos núcleos activos e das direcções de todas as organizações partidárias no concelho é também prioritário.

Ao nível das propostas e bandeiras de luta para o concelho, destacou-se a extensão do Metro a Loures e Sacavém, mais e melhores serviços públicos de saúde, primários e hospitalares, e a luta contra o aumento do custo de vida. Na Assembleia, em que participaram mais de 100 delegados, foram proferidas 33 intervenções e aprovadas duas moções: Pela concretização dos projectos do Metro Ligeiro de Superfície em Loures e Sacavém e Pela Defesa do Direito Constitucional à Saúde, pelo reforço do SNS e por mais e melhores cuidados de saúde no Concelho de Loures.

Também no Barreiro, os comunistas realizaram a sua Assembleia de Organização Concelhia, a 13.ª, sob o lema Por um PCP mais Forte. Defender os trabalhadores e o povo!. Na SIRB «Os Penicheiros» estiveram 120 delegados, que aprovaram por unanimidade a resolução política. No documento, sujeito a ampla discussão na fase preparatória como na própria assembleia, aponta-se caminhos para reforçar organizações e organismos, para estreitar a ligação do Partido às massas, para aumentar a sua capacidade de dinamizar a luta. Estes são, garante-se no documento aprovado, factores determinantes para o êxito dos objectivos que os comunistas se propõem realizar no Barreiro.

Para além da resolução política, foram aprovadas por unanimidade quatro moções, sobre outros tantos temas prementes: A luta pela reconstituição das freguesias, a defesa dos serviços públicos e o combate à chamada «transferência de competências», a defesa da paz e a solidariedade e outra ainda pela valorização do Serviço Nacional de Saúde. A Comissão Concelhia eleita, também por unanimidade, mantém uma maioria de operários e empregados, bem como uma forte ligação às principais empresas e locais de trabalho do concelho. Armindo Miranda, da Comissão Política, interveio no encerramento dos trabalhos.

A 11.ª Assembleia da Organização Concelhia de Oeiras, realizada no dia 28, contou com a participação de 60 delegados, que aprovaram a Resolução Política e elegeram a nova Comissão Concelhia, composta por 28 elementos, alguns dos quais não a integravam anteriormente. Em destaque estiveram os problemas do concelho e as propostas para os resolver, a avaliação da intervenção partidária nos últimos anos e a sua projecção futura, assim como as medidas a tomar para reforçar a organização. Valorizada foi a luta travada nos últimos dias pelos estudantes em várias escolas do concelho.

Foi aprovada uma moção pela paz e destacada a importância da participação no Desfile pela Paz de 25 de Junho, em Lisboa.

No encerramento, interveio Jorge Pires, da Comissão Política.

Já em Sines, a Assembleia da Organização Concelhia do Partido realizou-se no dia 29, na Capela da Misericórdia. Debateu-se a realidade do concelho e os problemas mais sentidos pelos trabalhadores e as populações. E fez-se mais: da 11.ª Assembleia saíram propostas para os superar e a reafirmação de que só com a luta tal será possível. A Resolução Política e a nova Comissão Concelhia foram aprovadas por unanimidade.

 



Mais artigos de: PCP

PCP exige direitos para crianças e pais

Ontem, 1 de Junho, o Secretário-geral do PCP assinalou o Dia Mundial da Criança com uma visita ao Espaço Educativo da Baixa da Banheira – A Voz do Operário, onde exigiu políticas que privilegiem o bem-estar dos trabalhadores e dos seus filhos.

Um recinto amplo e apetecível à disposição das populações

  A Quinta da Atalaia, que anualmente acolhe a Festa do Avante!, é regularmente cedida a diferentes entidades para que aí possam promover as suas actividades e para que a comunidade possa desfrutar daquele aprazível espaço. Depois de, durante dois anos consecutivos, ter sido aí assinalado o...

Inflação galopante reclama medidas urgentes

O PCP reagiu, na terça-feira, 31, aos dados divulgados pelo INE sobre o crescimento da inflação, realçando a necessidade de se adoptarem «medidas urgentes que assegurem a recuperação e valorização do poder de compra».

PCP valoriza importância estratégica dos bombeiros

Uma delegação do PCP reuniu, no dia 20, com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Águeda e de Aveiro «Velhos» com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre a realidade em que estas associações actuam. A partir desses encontros, que contaram com a presença de Sandra Pereira, deputada do PCP no...

Encontrar na juventude a semente da luta

Manuel tem apenas 17 anos. Estuda na Escola Secundária Garcia de Orta e é natural de Matosinhos. Conta que desde muito cedo começou a ouvir falar do Partido. Na sua casa, que sempre foi de esquerda, ouvia-se falar do PCP de um modo positivo, principalmente o seu avô, militante comunista. No entanto, não foi esse o...

As Edições Avante! ao serviço da democracia e do progresso social

No próximo sábado, 4, realiza-se pelas 15h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa, a iniciativa As Edições Avante! ao serviço da democracia e do progresso social, organizada pelo Partido Comunista Português e pela Editorial Avante!, que contará com a participação do Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa. Com esta...

Festa em Linha até 16 de Junho

Arrancou ontem, 1 de Junho, a terceira edição da Festa em Linha de Livros Desalinhados, que decorre até dia 16 de Junho no site das Edições Avante!. A festa do livro online traz novidades, pechinchas e conversas para abrir clareiras ao futuro! Juntam-se aos livros das Edições Avante! os de outras editoras e amigos, como...