PCP promoveu audição em Setúbal sobre empresas e locais de trabalho

Membros de organizações representativas de trabalhadores da Península de Setúbal estiveram dia 19, a debater com o PCP a situação laboral e as medidas pelas quais é urgente incrementar a luta.

O Partido insiste na valorização do trabalho e dos trabalhadores

A iniciativa, realizada no auditório do Centro de Trabalho do Partido em Setúbal, concentrou baterias nas condições de trabalho e de vida de quem produz riqueza, bem como no vasto acervo de propostas do PCP para travar o seu agravamento e, pelo contrário, avançar na sua melhoria.

Na audição esteve Paula Santos, presidente da bancada parlamentar comunista e membro do Comité Central, eleita pelo distrito de Setúbal, acompanhada por Eduardo Vieira e João Pauzinho, igualmente membros do CC do PCP. Daí que tenha sido justamente sublinhado que o Partido marcou o início dos trabalhos da Assembleia da República com a apresentação de um conjunto de iniciativas legislativas em defesa e pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, tendo como objectivo fazer face ao aumento do custo de vida, remover as normas gravosas da legislação laboral, combater a precariedade e a desregulação.

Entre as propostas apresentadas pelo PCP no arranque da nova legislatura estão o crescimento geral dos salários nos sectores público e privado, designadamente através do aumento do salário mínimo nacional para 850 euros, ou a reposição do princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador e a eliminação da caducidade da contratação colectiva, instrumento fundamental para valorizar direitos e rendimentos.

A reposição do pagamento das horas extraordinárias; a valorização do trabalho em regime de nocturno e por turnos; a revisão da tabela remuneratória única para os trabalhadores da administração pública, a defesa das carreiras profissionais e a revogação das quotas do SIADAP, bem como a perspectiva de revogação do actual sistema de avaliação de desempenho, substituindo-o por um sem quotas, transparente, equitativo e justo, foram também objecto de proposta comunista.

A pulsar

Na iniciativa, promovida pela Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP, estiveram mais de meia centena de membros de organizações representativas de trabalhadores, que, à sua vez, colocaram os problemas com que se confrontam nas empresas e locais de trabalho. Particularmente grave, sublinharam, em matérias respeitantes, entre outras, à discrepância entre os salários auferidos e os lucros crescentes do grande patronato, à conciliação da vida pessoal e familiar e laboral, ao abuso do regime de turnos, à falta de pessoal e à compressão das carreiras e profissões, à intensificação dos ritmos e cargas de trabalho, com consequências na saúde dos trabalhadores.

De resto, um dos exemplos mais chocantes dos efeitos do agravamento da exploração decorre na Autoeuropa, onde cerca de oito centenas de funcionários têm identificadas sequelas de saúde resultantes da sobre-carga laboral.

A situação e reivindicações dos trabalhadores em empresas e locais de trabalho como a Navigator, TST, Soflusa, cadeias de grande distribuição, pilotagem de barra, sector social (IPSS, lares e creches) e na administração central e local, foram ainda abordadas nas várias intervenções.



Mais artigos de: PCP

Nunca é tarde nem cedo para tomar partido

A inscrição no PCP não é uma opção que se faz de ânimo leve. Quando se preenche uma ficha de inscrição, opta-se entre deixar uma vida apaziguada e enveredar pelo caminho da luta, com tudo o que ela comporta: desde a emoção de vencer, por muito pequena mas valiosa que seja a vitória, passando...

Reabertura das centrais de Sines e Pego

A Direcção da Organização Regional do Litoral Alentejano (DORLA) do PCP afirmou que a hipótese da reabertura das Centrais Termoeléctricas de Sines e do Pego confirma que o seu encerramento foi precipitado, executado num quadro de dependência energética externa e apenas explicável, não por preocupações ambientais, mas por...

Exposição assinala 100 anos de Américo Leal

O PCP inaugurou, sábado, 23, uma exposição evocativa do centenário de Américo Leal, na qual se destaca o «comunista centenário coincidente com o centenário do seu Partido, lutador pela liberdade, por Abril e suas conquistas».

Um sobressalto pela paz e a democracia

O momento que vivemos não está só negativamente marcado pela guerra, as suas dramáticas consequências e a imprevisibilidade dos seus desenvolvimentos. Está também negativamente marcado pelas concepções e atitudes antidemocráticas que se vão instaurando, normalizando ou agudizando ao ritmo da...

Defender a produção nacional

Uma delegação do PCP, na qual se incluiu Jerónimo de Sousa, visitou, no dia 23, a 38.ª edição da OVIBEJA. A soberania alimentar e a defesa da produção nacional e da produção agrícola estiveram na ordem do dia. «Como é público, o PCP tem vindo a colocar no centro das suas preocupações a...

Tudo vem confirmar a intenção de não produzir em Matosinhos

A Direcção da Organização Regional do Porto (DORP) do PCP nota que «o anúncio recente de que a refinaria de lítio não será na região, confirma que da parte da administração da Galp, do Governo e da Câmara Municipal de Matosinhos nunca houve uma real intenção de assegurar a manutenção de uma unidade produtiva nos terrenos...

Hoje em Coimbra

João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu, realiza hoje, 28, uma visita de trabalho ao distrito de Coimbra. Às 11h30 estará reunido com a Associações de Utentes e Sobreviventes do IP3, em Penacova, com o objectivo de acompanhar os problemas e as obras desta via, e, à tarde (15h00) com a Direcção Regional...