Acordos melhores com unidade
Na Linde Portugal, os trabalhadores «mostraram-se unidos e prontos a lutarem pela sua proposta reivindicativa» e «alcançaram aumentos salariais, subsídio escolar para os filhos e recuo patronal na obrigação de lavagem das fardas», que tencionava transferir para o pessoal.
Como se refere na notícia divulgada pela Fiequimetal, o caderno reivindicativo para 2022 foi apresentado à administração como resultado de várias reuniões de trabalhadores, realizadas pelos sindicatos (SITE CSRA e SITE Norte) durante os meses de Novembro e Dezembro. Foi decidido avançar com dois dias de greve, caso a empresa continuasse a recusar a negociação, o que determinou a alteração da posição patronal inicial.
Os aumentos dos salários-base variam entre 56 e 75 euros. O subsídio escolar será de 82,50 ou 123,50 euros.
No dia 29 de Dezembro foi publicado o Acordo de Empresa da Companhia de Seguros Caravela, que prevê «direitos alargados e melhorados» para os trabalhadores, por força da intervenção sindical.
Num comunicado, o Sinapsa (Sindicato Nacional dos Profissionais de Seguros e Afins) destaca as promoções e a progressão salarial, os aumentos dos salários (1,4 por cento para 2022 e 2023) e do subsídio de refeição e o alargamento e actualização dos valores do apoio escolar.