PCP rejeita discriminações nos debates eleitorais televisivos

O PCP reiterou às direcções de informação da RTP, da SIC e da TVI a sua discordância com o modelo de debates eleitorais que adoptaram e comunicou a disponibilidade de Jerónimo de Sousa para participar nos debates em canal generalista.

Comunistas exigem igualdade de oportunidades no tratamento

Em nota do seu Gabinete de Imprensa, de 20 de Dezembro, o PCP reafirma a sua posição face à importância e ao papel que os órgãos de comunicação social assumem nos processos eleitorais: «reconhecimento do papel e contributo para o esclarecimento sobre o que defende e propõe cada força política para o País com garantia de igualdade de oportunidades no tratamento».

Sobre a proposta de debates formalizada pelas direcções de informação da RTP, da SIC e da TVI, o Partido lembra que a mesma «não garante princípios básicos de imparcialidade, assumindo na sua organização que existem partidos de primeira (PS e PSD) e de segunda categoria. Um modelo assente na atribuição aos primeiros, e apenas a estes, a prerrogativa de debater com cada um dos restantes em canal generalista, com abissal diferença de audiências, como pela concepção de um inaceitável debate entre putativos candidatos a primeiro-ministro – desvirtuando a natureza das eleições legislativas.»

Tal como em 2019, o PCP assumiu a sua disponibilidade para participar na procura de soluções de organização de debates eleitorais que garantissem condições de igualdade e tratamento não diferenciado das diversas forças políticas, criando condições para o esclarecimento das propostas e posições de cada força política, contribuindo para a formação livre e não condicionada da opção de voto de cada um.

 

Canal aberto

O PCP apresentou a proposta de um modelo de debates (três) com o conjunto das forças políticas que poderia ser promovido pelas estações de televisão envolvidas (RTP, SIC e TVI), que não foi considerada.

Adoptando a posição que tinha manifestado anteriormente, o Partido recusa assumir-se como força política «menorizado ou menorizável», mantendo a disponibilidade para «participar nos debates que sejam realizados em condições de igualdade entre as várias forças políticas».

Neste sentido, o PCP já confirmou a presença no debate da RTP, no dia 17 de Janeiro, com o conjunto das candidaturas que elegeram representação nas últimas eleições legislativas. Manifestou ainda disponibilidade para participar em outros debates com características idênticas que outras estações de televisão decidam promover.

O Secretário-geral do PCP estará igualmente disponível para participar nos debates que sejam realizados em canal generalista, o que, de acordo com a proposta feita pela RTP, SIC e TVI, corresponde aos debates previstos para os dias 4 e 12 de Janeiro.




Mais artigos de: PCP

José Dias Coelho, um herói que continua ao nosso lado

O PCP evocou José Dias Coelho no domingo, 19, quando se cumpriam precisamente 60 anos do seu brutal assassinato pela PIDE. Talentoso artista plástico e dedicado militante comunista, José Dias Coelho constitui um «exemplo de firmeza serena, de convicções e de carácter que nós, com orgulho comunista, queremos guardar para sempre como património da nossa luta», realçou Jerónimo de Sousa na sessão realizada a poucos metros do local onde se deu o hediondo crime.

País e TAP precisam de decisões soberanas

Cabe ao País e não à União Europeia decidir sobre a viabilidade e o futuro das suas empresas estratégicas, como é o caso da TAP, considera o PCP reagindo ao acordo entre Bruxelas e o Governo em torno do plano de reestruturação da empresa.

Mais restrições não são solução

O PCP considera que «as medidas agora anunciadas pelo Governo retomam uma opção por soluções restritivas com fortes prejuízos para os trabalhadores e muitas actividades económicas» e que esta não pode ser «a resposta automática para cada situação de maior incidência da COVID-19». O Partido defende, por isso, ser...

Exige-se punição exemplar na GNR

O PCP «condena veementemente» os acontecimentos envolvendo militares da GNR em Odemira, «considera inaceitável que os envolvidos se mantenham em funções» e «considera que tais comportamentos, que dizem respeito a elementos concretos e não à instituição no seu todo, requerem punição exemplar». O Partido considera, ainda,...

Comemorações do Centenário prosseguem pelo País

Por todo o País vão tendo lugar diversas iniciativas comemorativas do Centenário do PCP, afirmando que as lutas do passado se juntam às de hoje, dessa forma garantindo que, como salienta o lema das comemorações, o Futuro tem Partido. Em Évora realizou-se, no dia 15, o debate «O PCP e a luta pela criação de condições...