«Elas estiveram nas prisões do fascismo»

O Auditório do Museu de Aveiro foi palco, no dia 18 de Setembro, da apresentação do livro «Elas estiveram nas prisões do fascismo», da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), que teve como oradores cinco mulheres antifascistas: Alcina Fernandes, Conceição Matos, Fernanda Simões, Manuela Silva e Zita Leal. A iniciativa terminou com a leitura de poemas da autoria de Zita Leal.

No dia 11 de Setembro, olivro da URAP foi apresentado na Sociedade Filarmónica Incrível Almadense (SFIA), perante uma «plateia» de 160 pessoas. A sessão iniciou-se com a exibição de um filme que compila extractos de entrevistas a mulheres presas, nas quais estas prestam testemunhos da sua vida e luta, realizadas pelo Museu do Aljube.

Mara Martins, presidente da SFIA, declamou os poemas «Pensava em meu irmão», de Ilse Losa, e «Quando vieres» de Eugénia Cunhal. Seguiram-se as intervenções de Rita Rato, directora do Museu do Aljube, Marta Matos e Carlos Mateus, da URAP. Presentes estiveram também Bárbara Judas e Maria dos Anjos Dias, duas ex-presas políticas de Almada.

No final, Luísa Basto cantou, entre outras músicas, o Hino de Caxias, acompanhada por Mário Gramaço (saxofone, flauta transversal) e Alexandre Faria (guitarra).

 



Mais artigos de: Nacional

MURPI reivindica o aumento de todas as pensões

Valorização e actualização de todas as pensões e a criação de uma rede pública de equipamentos de apoio à terceira idade são propostas que integram o Caderno Reivindicativo do MURPI para 2022.

PCP exige respostas aos impactos da epidemia entre os idosos

No Dia Internacional do Idoso, o PCP destacou a necessidade de devolver aos reformados, pensionistas e idosos o direito à fruição da vida, dando resposta aos impactos da pandemia e do confinamento na deterioração da sua saúde física e psicológica e no prevalecer de sentimentos de tristeza, de...

Propostas para mais de um milhão de empresas

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) avançou com um conjunto de medidas que, no imediato, podem contribuir para mitigar as maiores dificuldades de mais de um milhão de empresas, que são o sustento dos vários milhões de trabalhadores que nelas laboram. As propostas – anunciadas no...

Após protesto em Braga, amas retomam refeições

Promovido por diversas famílias, realizou-se na segunda-feira, 4, em Braga, um protesto contra a orientação dada pela Segurança Social às amas daquele distrito para que desde o início de Outubro deixassem de assegurar as refeições às crianças que têm à sua responsabilidade. Uma delegação da...