«Elas estiveram nas prisões do fascismo»
O Auditório do Museu de Aveiro foi palco, no dia 18 de Setembro, da apresentação do livro «Elas estiveram nas prisões do fascismo», da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), que teve como oradores cinco mulheres antifascistas: Alcina Fernandes, Conceição Matos, Fernanda Simões, Manuela Silva e Zita Leal. A iniciativa terminou com a leitura de poemas da autoria de Zita Leal.
No dia 11 de Setembro, olivro da URAP foi apresentado na Sociedade Filarmónica Incrível Almadense (SFIA), perante uma «plateia» de 160 pessoas. A sessão iniciou-se com a exibição de um filme que compila extractos de entrevistas a mulheres presas, nas quais estas prestam testemunhos da sua vida e luta, realizadas pelo Museu do Aljube.
Mara Martins, presidente da SFIA, declamou os poemas «Pensava em meu irmão», de Ilse Losa, e «Quando vieres» de Eugénia Cunhal. Seguiram-se as intervenções de Rita Rato, directora do Museu do Aljube, Marta Matos e Carlos Mateus, da URAP. Presentes estiveram também Bárbara Judas e Maria dos Anjos Dias, duas ex-presas políticas de Almada.
No final, Luísa Basto cantou, entre outras músicas, o Hino de Caxias, acompanhada por Mário Gramaço (saxofone, flauta transversal) e Alexandre Faria (guitarra).