A Festa do Avante! e o direito à alegria
Entre 10 e 17 de Abril decorre uma acção em todo o País de alargada divulgação da Festa, que afirmará a necessidade e a justeza da sua realização no actual contexto. A distribuição de folhetos, a afixação de cartazes e autocolantes, a pintura de murais, os carros de som e os meios electrónicos serão alguns dos suportes da acção de divulgação da Festa do Avante!, que este ano se realiza a 3, 4 e 5 de Setembro. Para além de se pretender afirmar a Festa junto da população, sobressai o objectivo de contrapor à promoção do isolamento e da generalizada inactividade política e cultural a defesa da alegria como uma atitude política.
No folheto que começa a ser distribuído no próximo sábado sublinha-se que a Festa do Avante! comprova que a «alegria, a liberdade, a cultura, o convívio e a luta política por uma sociedade mais justa são vitais para ter uma vida melhor, com paixão». Trata-se, pois, de um «acontecimento único que mostra como é possível e necessário que a vida retome o seu caminho, e que o convívio e a solidariedade são ainda mais necessários».
Aí explica-se também os motivos para fazer a Festa no actual contexto, marcado pela degradação de rendimento e condições de trabalho, por falências de milhares de fábricas, lojas, cafés e restaurantes: «conviver, ter músicos a tocar, actrizes e actores a representar, técnicos de som e de luzes a trabalhar, gente a debater, com as devidas medidas sanitárias, o que se passa no país e no mundo, pessoas de todo o lado a apreciar gastronomias de norte a sul de Portugal, e a participar em acções políticas é uma forma magnífica de responder à actual situação do País.»
Único e seguro
Como ficou evidente na edição do ano passado, «é possível construir formas seguras em que a vida retomará o seu curso. Fazemos a festa, defendemos os cuidados de saúde, mas não confinamos as ideias, a luta nem a alegria».
O recinto da Festa, na Quinta da Atalaia, «é totalmente ao ar livre e tem uma área equivalente a 30 campos de futebol, onde é possível garantir o distanciamento físico. Todos os espaços vão ser periodicamente desinfectados e o álcool-gel amplamente disponibilizado», lê-se no folheto que sustenta a semana de divulgação, onde se acrescenta que, nos locais de espectáculo, a circulação é ordenada e orientada por assistentes de plateia e as plateias, bem como os espaços de restauração e esplanadas, estarão delimitados e identificados.
A 45.ª edição da Festa do Avante! terá música, teatro e cinema, mostras de gastronomia de todo o País, exposições (como a Bienal de Artes Plásticas), debates sobre a actualidade nacional e internacional e diversas outras acções.