Assembleia da Póvoa de Varzim
A Organização Concelhia da Póvoa de Varzim do PCP realizou, dia 27 de Março, na sede do Grupo Recreativo Estrela do Bonfim, a sua Assembleia. Na reunião magna dos comunistas poveiros, que decorreu sob o lema «O Futuro da Póvoa tem Partido», foi eleita a nova Comissão Concelhia, aprovada a resolução política e uma moção que apela à mobilização para as comemorações do 1.º da Maio promovidas pela CGTP-IN no Porto, tudo por unanimidade.
Entre as intervenções feitas ao longo dos trabalhos, destacam-se as ocorridas em torno dos problemas dos trabalhadores do concelho e as lutas desenvolvidas para defender direitos, salários, postos e vínculos de trabalho, nomeadamente no Casino da Póvoa.
A importância das pescas no território também não foi esquecida, como o não foram a agricultura e o desenvolvimento do tecido económico, problemas da população como a falta de transportes e de habitação, a necessidade da construção do novo hospital e de recuperar atrasos no SNS e noutros serviços públicos.
Lutas e reivindicações dos estudantes, do movimento associativo, pela devolução das freguesias e por medidas capazes de mitigar as assimetrias no concelho vieram igualmente a debate, tendo-se identificado a gestão PSD no município como responsável por relevantes carências identificadas na Póvoa de Varzim.
A centralidade do reforço do PCP, da sua organização e militância, o incremento da intervenção do Partido juntos dos trabalhadores e da população, estiveram ainda em foco numa Assembleia encerrada por Jaime Toga, da Comissão Política do Comité Central, que, entre outros aspectos, salientou o papel do PCP ao longo destes 100 anos, na recente recuperação de rendimentos e direitos e na defesa dos interesses dos trabalhadores e das camadas anti-monopolistas face a sucessivos estados de emergência.