Sonae e Pingo Doce não pagam totalidade do subsídio de Natal

O PCP questionou o Governo, através do seu grupo parlamentar, acerca da decisão das empresas de distribuição do grupo Sonae e do Pingo Doce de não pagarem na totalidade o subsídio de Natal de 2020 aos trabalhadores que, em virtude do encerramento das escolas decidido pelo Governo, tiveram em assistência a filhos nos meses de Março e Abril. O Partido quer saber, designadamente, que medidas vai o Governo tomar para assegurar o cumprimento dos direitos dos trabalhadores e o pagamento do valor integral do subsídio de Natal àqueles trabalhadores.

Na Península de Setúbal, as posições e iniciativas do PCP acerca desta questão chegaram aos trabalhadores daquelas empresas em várias acções de contacto. Os comunistas reafirmaram também que o reforço da sua luta e unidade é o caminho seguro para assegurar o respeito pelos seus direitos e melhorar os seus salários e condições de trabalho e de vida.

O PCP realça que o não pagamento da totalidade dos subsídios não se deve a qualquer falta de recursos dos grupos económicos em causa: o Pingo Doce propôs-se a distribuir aos seus accionistas 181 milhões de euros em dividendos e a Sonae anunciou o aumento de 9,6 por cento do seu volume de negócios.



Mais artigos de: PCP

Plataformas digitais são novas roupagens para a velha exploração

AUDIÇÕES Os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) promoveram, nas últimas duas semanas, três audições sobre questões de viva actualidade, nas quais se procedeu ao diagnóstico dos problemas, apontou-se responsabilidades e vincou-se a necessidade de os superar.

Valorizar e divulgar o Avante!

IMPRENSA A partir da edição de 1 de Abril, haverá alterações no Avante!, quer na versão impressa quer na digital, imagem e condições de acesso na Internet. Alargar a sua difusão e aproveitar as potencialidades da sua distribuição são os objectivos centrais.

Casa do Alentejo tem futuro

O PCP garante«intensa e profunda solidariedade e acção com vista a defender, preservar e garantir o legado presente e futuro» da Casa do Alentejo. O compromisso foi reafirmado durante uma reunião, dia 19, a pedido da Direcção Regional do Alentejo (DRA) do PCP, realizada nas instalações daquela...

Combate de sempre à discriminação racial

«Para o PCP, o combate à difusão de ideias racistas e xenófobas é uma causa de sempre, faz parte da sua história, faz parte da sua luta presente», sublinha o Partido em nota divulgada quando se assinalou o Dia Internacional para a Eliminação da discriminação Racial». No texto, realça-se que «a discriminação racial, nas...