Casa do Alentejo tem futuro
O PCP garante«intensa e profunda solidariedade e acção com vista a defender, preservar e garantir o legado presente e futuro» da Casa do Alentejo. O compromisso foi reafirmado durante uma reunião, dia 19, a pedido da Direcção Regional do Alentejo (DRA) do PCP, realizada nas instalações daquela instituição.
O encontro, no qual, «para além dos membros do Executivo da DRA, estiveram presentes membros da Comissão Política do Comité Central, deputados na Assembleia da República eleitos pelos círculos eleitorais de Beja, Évora e Setúbal (distrito onde vivem e trabalham milhares de alentejanos) e ainda diversos eleitos autárquicos da CDU em Beja, Évora, Portalegre e Litoral Alentejano, «permitiu um conhecimento e apuramento mais fino sobre a situação da Casa do Alentejo e as necessidades prementes que se lhe colocam para o seu futuro imediato».
É conhecido «o quadro das dificuldades que, por efeito da epidemia, o movimento associativo popular no seu conjunto está a passar». Contudo, sublinha também a DRA, a Casa do Alentejo desempenha um «importante e insubstituível papel na promoção, valorização e projecção dos valores, cultura e património do Alentejo nas suas diversas dimensões, quer junto dos alentejanos e da população que vive e trabalha na região e na Área Metropolitana de Lisboa, quer dos muitos estrangeiros que a visitam.
Além do mais, acrescenta a organização do PCP, a Casa do Alentejo assume «importante papel e trabalho na exigência de um Alentejo mais desenvolvido».