Faleceu Laura Serra

Faleceu anteontem, 16, a camarada Laura Serra, resistente antifascista e militante comunista, com largos anos passados na clandestinidade. O Secretariado do Comité Central endereçou uma mensagem ao companheiro, Jaime Serra, e aos filhos, netos, bisnetos e restante família «sentidas condolências».

Nascida a 14 de Outubro de 1924 numa família operária de Lisboa, foi costureira desde muito jovem. Passou a funcionária do Partido em 1947 juntamente com o companheiro e a primeira filha, assumindo até 1958 tarefas nas casas clandestinas. Entre 1958 e 1960 foi responsável por células de empresa no sector têxtil no Norte do País.

A seguir ao 25 de Abril, assumiu tarefas no âmbito dos serviços de extinção da PIDE e, depois, nas organizações regionais de Setúbal e Beira Litoral. Das tarefas centrais que assumiu, destacam-se as do Gabinete Central de Organização.

O Secretariado do CC destaca a vida intensa de Laura Serra: a vida clandestina, o nascimento de três filhos na clandestinidade e a posterior separação, as prisões do companheiro, o sobressalto constante, mas também a alegria do reencontro com a família após a Revolução.

O corpo de Laura Serra estará em câmara ardente na capela mortuária da Igreja de S. Francisco de Assis, na Avenida Afonso III (Alto de São João), em Lisboa, a partir das 17 horas de hoje. O funeral realiza-se amanhã, sexta-feira, às 13 horas, no cemitério do Alto de São João, onde o corpo será cremado.



Mais artigos de: PCP

Reabertura segura e não mais confinamento

SAÚDE Reagindo ao plano de desconfinamento apresentado pelo Governo, o PCP reafirma a necessidade de intensificar a vacinação, a testagem e o rastreio, reforçar o SNS e reabrir as actividades económicas, culturais e desportivas.

Colectivo partidário assinala os 80 anos de Albano Nunes

COMEMORAÇÃO Dezenas de camaradas festejaram, segunda-feira, o octogésimo aniversário do camarada Albano Nunes, funcionário do PCP desde 1965 que marcou o trabalho internacional do Partido e cujo contributo o colectivo não dispensa.

Partidos saúdam o PCP pelo seu Centenário

Actualizamos a lista de saudações e mensagens de partidos e entidades internacionais ao PCP, por ocasião do seu Centenário. Além da valorização do percurso do PCP na luta contra o fascismo, pela liberdade, a democracia e o socialismo, sublinha-se e valoriza-se igualmente a solidariedade...

Hospital privado dos Açores depreda recursos públicos

Com um custo de cerca de 40 milhões de euros, boa parte provenientes de fundos públicos, foi inaugurado, dia 8, o primeiro hospital privado dos Açores, o qual representa um prejuízo, considera a Organização Regional dos Açores do PCP. «Não obstante as carências notórias, ninguém pode negar que o Serviço Regional de...

Desenvolver o Alentejo

Este é o momento para investir no desenvolvimento do Alentejo, concluíram os comunistas do distrito de Beja numa reunião regional de quadros realizada em Serpa. Não é para aí que apontam, porém, os diversos documentos apresentados pelo Governo (de entre os quais se destaca o Plano de Recuperação e Resiliência),...

Concursos e delírios

A propósito do centenário do PCP muito se escreveu e disse, mas na fúria anticomunista para denegrir os 100 anos de história heróica de luta houve quem não tenha tido pejo em recorrer à mentira e à aldrabice grosseira para atacar o Partido e quem lhe dedicou vidas inteiras. Para que a mentira não passe em branco,...