Defender a produção agropecuária é garantir que o País pode ter futuro

VISITA «Um País que não produz não pode sobreviver», advertiu Jerónimo de Sousa, sexta-feira, em visita a uma exploração leiteira em Outeiro Maior, Vila do Conde.

É urgente apoiar e apostar na produção nacional

O alerta não é novo, designadamente por parte do PCP, que há anos salienta como fundamental assegurar em boa parte a soberania alimentar nacional, particularmente de bens estratégicos como a carne, o leite, os cereais, o pescado, as frutas e hortícolas. Contudo ganhou acrescida relevância no actual contexto de maiores obstáculos no comércio internacional, e foi isso mesmo que o Secretário-geral do PCP salientou na visita a uma exploração leiteira em Outeiro Maior, Vila do Conde.

Produtores de leite em Portugal foram já 70 mil. Hoje resistem cerca de sete mil e, como antes, continuam a trabalhar sem parar, em condições muito duras, referiu.

Como noutros sectores da agropecuária, a sua sobrevivência está permanentemente em causa, em especial tratando-se de pequenas e médias explorações, resultante dos efeitos combinados de políticas europeias de defesa do agronegócio com a subordinação dos sucessivos governos a estas.

Nesse sentido, Jerónimo de Sousa insistiu na necessidade de apoiar a e apostar na produção nacional, lembrando ser o actual contexto uma boa oportunidade para mobilizar os pequenos e médios agricultores, satisfazer as necessidades da população, garantir a ocupação do território e combater a dependência para a qual Portugal foi empurrado.

No imediato, o Partido vai bater-se, na Assembleia da República e fora dela, por apoios à produção, sem os quais, sobretudo nesta fase, o caminho inexorável é o do definhamento progressivo.



Mais artigos de: PCP

Nem «hospitalzinho» em Sintra nem Urgência em Serpa

Já não bastava ser insuficiente para as necessidades do segundo concelho mais populoso do País, como ainda por cima permanece adiado, denuncia a Comissão Concelhia de Sintra do PCP em nota de imprensa sobre um novo protelamento da construção e entrada em funcionamento do chamado Hospital de Proximidade de Sintra (HPS)....

Na rua hoje em defesa do SNS

Sob o lema «Reforçar o Serviço Nacional de Saúde, combater a COVID-19, garantir o regresso à actividade normal», o PCP promove hoje dezenas de concentrações, distribuições de documentos e tribunas públicas. Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do Partido, participa às 10h00 numa iniciativa frente à entrada do Hospital de...

PCP na luta com os trabalhadores

A Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP reafirmou a sua solidariedade com a luta dos trabalhadores do Grupo JJW Hotels & Resorts, que reclamam o pagamento dos salários, e «exige ao Governo e à Autoridade para as Condições de Trabalho uma intervenção firme, perante uma situação em que se deixa intocável o...

Mentira requentada

No passado dia 12, sexta-feira, uma fotografia do comício da última Festa do Avante! cobriu quase metade da primeira página do Diário de Notícias. Sim, 12 de Fevereiro, mais de cinco meses depois do sucedido. Uma opção bizarra, ainda para mais quando a Festa esteve ausente da edição do DN que se seguiu à sua realização....