• Jorge Cordeiro

Cumplicidades

Pouco haveria a acrescentar ao que já se viu comentado sobre o frente-a-frente que opôs João Ferreira a André Ventura. Um debate que se sabia, por razões óbvias, expressar um inevitável confronto entre as concepções reaccionárias e a clara identificação com os valores de Abril. Se algo há a reter do «debate» é a comprovação de que reside em João Ferreira, e no PCP, o centro do combate aos projectos mais retrógrados e antidemocráticos de que Ventura é mera voz.

Revisitando o momento, e o que dele se retirará, não surpreendem a conhecida grosseria e o tom arruaceiro, as repetidas mentirolas, a completa incoerência ou até mesmo o ódio fascizante do candidato da extrema-direita, expresso sem surpresas no debate que o opunha a quem representava de forma coerente Abril e o que ele representou.

Talvez já possa surpreender em alguns a intolerável cumplicidade emprestada pela moderação do debate, dificilmente concebível sem anuência editorial, ao candidato Ventura. A forma como se lhe alisou o terreno, seja pela permissividade ao seu destemperamento ou pela candura com que assistiu ao desaforo, seja pelo tapete estendido a partir de perguntas à medida do glossário antidemocrático de Ventura, algumas das quais sem colagem com a natureza da eleição em causa («redução de deputados» ou «reconhecimento de Guaidó» ou «que país visitaria primeiro» são apenas três das pérolas dadas a quem se sabe), ficam como monumentos à parcialidade e prova manifesta de uma opção que se quis assumir.

Mas o mais significativo, perdido no esbracejar e na gritaria do candidato do grande capital, foi o anúncio do acordo que já disporá com Rio e o PSD para rever a Constituição, designadamente quanto ao número de deputados. O que já se suspeitava e que Rio disfarçava foi agora escancarado pela boca do seu ex-colega de partido e agora parceiro de projectos antidemocráticos que ambicionam impor ao País. Fiquem para registo as cumplicidades políticas de PSD e as editoriais do canal de televisivo com Ventura e as suas diatribes reaccionárias.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: