Faleceu a camarada Margarida Silva
Faleceu no dia 14 de Novembro, com 75 anos, a camarada Maria Margarida Simões Martins Silva. Natural de Samora Correia, viveu e estudou em Portugal e nos EUA, de onde regressou com 18 anos para estudar na Escola Técnica de Enfermeiras do IPO, onde foi presidente da associação de estudantes e donde foi expulsa devido à sua intervenção. Emigrou para a Alemanha e depois para o Canadá. De regresso a Portugal, retoma estudos no ISPA, formando-se Bacharel em Psicologia. Envolve-se novamente no movimento associativo juvenil, bem como no apoio aos presos políticos.
Membro do PCP desde Maio de 1974, integrou a Organização Concelhia de Setúbal. Foi responsável pela célula dos professores da Escola Comercial e Industrial de Setúbal, a cuja Comissão Directiva e Administrativa pertenceu. Participou activamente nas campanhas eleitorais de 1975 e 1976 como membro da Secção de Informação e Propaganda (SIP) da Organização Regional de Setúbal.
Funcionária do Partido desde 1977, integra a Organização Regional de Leiria do PCP, destacando-se, entre outras tarefas, na reconstrução do Centro de Trabalho, destruído na vaga de assaltos às sedes do PCP. Por razões de saúde, interrompe as suas responsabilidades, passando a trabalhar no Museu Municipal de Peniche.
Em 1988 passa a tarefas centrais na Festa do Avante!, e desde o início dos anos 90, a camarada Margarida Silvadesempenha tarefas de apoio à Direcção Central do Partido, deixando entre os que com ela trabalharam e conviveram uma impressiva marca. Como referiu José Augusto Esteves, da Comissão Central de Controlo, no elogio fúnebre, «o melhor tributo que lhe podemos prestar é o de estarmos à altura da sua dedicação e disponibilidade revolucionárias, da sua vontade de honrar os compromissos de vida e de luta e da sua inquebrantável determinação e vontade de fazer sempre mais e melhor para servir a causa justa do seu Partido».