Candidato presidencial do MAS na Bolívia propõe imposto sobre grandes fortunas

O candidato do Movimento para o Socialismo (MAS) à presidência do estado plurinacional da Bolívia, Luis Arce, reiterou a importância de aplicar impostos aos grandes milionários do país, sobretudo em tempos de crise.

Arce assinalou, através das redes sociais, que apresentou essa proposta em Abril, de forma a que os grandes milionários da Bolívia – 0,01 por cento da população boliviana – contribuam mais para quem menos tem.

Ex-ministro da Economia de governos de Evo Morales, o agora candidato presidencial divulgou uma proposta, designada «Primeiro a Vida», no qual destaca a iniciativa de criar um Fundo Solidário para a Saúde com a aplicação de um imposto sobre as grandes fortunas.

Evo Morales, que se encontra na Argentina, assegurour que a proposta de Arce de lançar um imposto sobre as grandes fortunas é uma medida oportuna e necessária. «Só quem tem milhões e milhões se oporá a tal medida. O peso da crise deve ser suportado proporcionalmente», escreveu o ex-presidente, que foi obrigado a renunciar ao seu cargo a 10 de Novembro de 2019, através de um golpe de Estado.

Noutra intervenção, Morales repudiou a ausência de representantes do governo de facto da Bolívia na reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). «Por obedecer às imposições» do presidente norte-americano Donald Trump, o governo golpista da Bolívia «não só fragiliza a região como também, o que é mais grave ainda, aumenta a vulnerabilidade da saúde do seu povo», acusou, referindo-se à atitude de La Paz de não participar na reunião.

No encontro, por vídeo-conferência, na semana passada, foi dado a conhecer que a Argentina e o México serão encarregados de produzir 250 milhões de doses de uma vacina contra a COVID-19.

Participaram na reunião representantes da Argentina, México, Chile, El Salvador, Venezuela, Uruguai e Cuba, entre outros países.




Mais artigos de: Internacional

China adverte Estados Unidos que estão a pôr em risco a paz

PROVOCAÇÃO A China anunciou que um navio de guerra norte-americano ingressou no dia 27 de Agosto nas suas águas territoriais sem autorização. Pequim avisou que as actividades da marinha dos EUA na área criam condições para que possa haver um incidente armado não intencional.

Vietname celebra 75 anos de independência

Os vietnamitas celebraram ontem, 2 de Setembro, o Dia da Independência Nacional. Aquele que é um dos mais importantes feriados do país evoca a proclamação, em 1945, da então República Democrática do Vietname. A declaração de independência, lida em Hanói por Ho Chi Minh, em nome do Governo...

Continuam nos EUA manifestações contra o racismo, a violência, a pobreza

Na cidade de Kenosha, no Estado de Wisconsin, registaram-se na semana passada, ao longo de vários dias, protestos contra o racismo e a brutalidade policial, depois de um cidadão negro norte-americano, Jacob Blake, ter sido atingido nas costas, com vários tiros, por um polícia, no dia 23. Blake sobreviveu e está internado...

Golpistas no Mali consolidam poder

Os militares que tomaram o poder no Mali, através de um golpe de Estado, a 18 de Agosto, consolidam posições e rejeitam uma «transição civil imediata» exigida pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), encarregada pela União Africana da mediação com os golpistas. O presidente derrubado, Ibrahim...