Vietname celebra 75 anos de independência
Os vietnamitas celebraram ontem, 2 de Setembro, o Dia da Independência Nacional. Aquele que é um dos mais importantes feriados do país evoca a proclamação, em 1945, da então República Democrática do Vietname.
A declaração de independência, lida em Hanói por Ho Chi Minh, em nome do Governo Provisório Revolucionário, seguiu-se à «Revolução de Agosto» (que derrubou a monarquia e pôs fim ao colonialismo) e à derrota do imperialismo japonês na Segunda Guerra Mundial. Muitas outras batalhas se seguiram, até à unificação e total libertação do país, consumadas em 1976 com a criação da actual República Socialista do Vietname.
Hanói e outras cidades do país foram decoradas com bandeiras e faixas evocativas da data e vários líderes mundiais enviaram felicitações ao governo e ao Partido Comunista do Vietname. A agência noticiosa vietnamita refere especificamente os casos do Camboja, China, Cuba, Laos, Malásia, Myanmar, Rússia, Singapura e Tailândia.
No dia 1, realizou-se na Academia Nacional de Política Ho Chi Minh, em Hanói, um simpósio sobre o significado histórico da «Revolução de Agosto» e da proclamação da República Democrática do Vietname, que reuniu académicos e dirigentes políticos e sociais. Le Van Loi, um dos responsáveis pela Academia, declarou na abertura que ambos os acontecimentos «inauguraram uma nova era na história do país – uma era de independência, liberdade e socialismo».