Apoios na América Latina a deputado comunista chileno

SOLIDARIEDADE Numerosas personalidades da América Latina expressaram o seu apoio ao deputado chileno Hugo Gutiérrez, perante a intenção de legisladores de direita de o destituir.

Hugo Gutiérrez é perseguido politicamente pela direita do Chile

Políticos, parlamentares, jornalistas, intelectuais e outras personalidades latino-americanas condenaram a pretensão da direita de destituir o deputado Hugo Gutiérrez, do Partido Comunista do Chile, alegando uma infundada acusação de actos subversivos por participar em mobilizações sociais. O Tribunal Constitucional chileno deve pronunciar-se sobre o caso no dia 4 de Setembro.

Figuras como Adolfo Pérez Esquivel, Prémio Nobel da Paz; Manuel Zelaya, ex-presidente das Honduras; o sociólogo Atílio Boron; a jornalista argentina Stella Calloni; Ricardo Patiño, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do Equador; e a ex-parlamentar colombiana Piedad Córdoba estão entre os subscritores de uma declaração de apoio a Gutiérrez, divulgada pelo jornal El Siglo.

O texto destaca o seu trabalho como advogado de direitos humanos e denuncia que enfrenta um processo de «perseguição política pela direita chilena, o governo de Sebastián Piñera e o Tribunal Constitucional do Chile». Acrescenta que se trata de um deputado eleito democraticamente pelo povo em sufrágio livre, directo e secreto, que denunciou responsáveis por violações de direitos humanos e políticos corruptos e esteve sempre ao lado do seu povo.

A declaração rejeita também «a atitude dos juízes do Tribunal Constitucional, os quais demonstraram a sua cumplicidade alargando prazos e atrasando decisões com o fim de dar tempo e lugar aos perseguidores de Hugo Gutiérrez para forjar um caso e provas mais consistentes que permitam justificar a sua destituição».

Para os subscritores do texto, a situação do deputado comunista que está na primeira linha de defesa dos ex-presidentes Lula da Silva, Rafael Correa e Evo Morales, «é parte da estratégia de guerra jurídica impulsionada pela direita no continente sul-americano e que atinge a independência do poder judicial».




Mais artigos de: Internacional

China adverte Estados Unidos que estão a pôr em risco a paz

PROVOCAÇÃO A China anunciou que um navio de guerra norte-americano ingressou no dia 27 de Agosto nas suas águas territoriais sem autorização. Pequim avisou que as actividades da marinha dos EUA na área criam condições para que possa haver um incidente armado não intencional.

Candidato presidencial do MAS na Bolívia propõe imposto sobre grandes fortunas

O candidato do Movimento para o Socialismo (MAS) à presidência do estado plurinacional da Bolívia, Luis Arce, reiterou a importância de aplicar impostos aos grandes milionários do país, sobretudo em tempos de crise. Arce assinalou, através das redes sociais, que apresentou essa proposta em Abril, de forma a que os...

Vietname celebra 75 anos de independência

Os vietnamitas celebraram ontem, 2 de Setembro, o Dia da Independência Nacional. Aquele que é um dos mais importantes feriados do país evoca a proclamação, em 1945, da então República Democrática do Vietname. A declaração de independência, lida em Hanói por Ho Chi Minh, em nome do Governo...

Continuam nos EUA manifestações contra o racismo, a violência, a pobreza

Na cidade de Kenosha, no Estado de Wisconsin, registaram-se na semana passada, ao longo de vários dias, protestos contra o racismo e a brutalidade policial, depois de um cidadão negro norte-americano, Jacob Blake, ter sido atingido nas costas, com vários tiros, por um polícia, no dia 23. Blake sobreviveu e está internado...

Golpistas no Mali consolidam poder

Os militares que tomaram o poder no Mali, através de um golpe de Estado, a 18 de Agosto, consolidam posições e rejeitam uma «transição civil imediata» exigida pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), encarregada pela União Africana da mediação com os golpistas. O presidente derrubado, Ibrahim...