Situação do CENDREV mostra cultura em causa

CULTURA «A sustentabilidade de uma intervenção como a do Cendrev não é compatível com um apoio pontual, como sugere a Ministra da Cultura», realça a Direcção da Organização Regional de Évora (DOREV) do PCP.

Compete ao Governo implementar as medidas necessárias

Em nota de imprensa divulgada na segunda-feira, 20, a DOREV critica a resposta enviada por Graça Fonseca ao Grupo Parlamentar do PCP, que interpelou a tutela acerca da perda de apoios por parte do Centro Dramático de Évora.

Para o PCP, com o corte no financiamento, está em xeque a «democratização da cultura», que «não é salvaguardada quando se põem em causa projectos culturais estruturantes que garantem o cumprimento de serviço público em diferentes regiões do País».

O Partido sublinha também que compete ao Governo «implementar as medidas necessárias à solução dos problemas e às questões colocadas pelos agentes culturais, que esperam respostas desde Fevereiro», bem como «garantir a equidade das medidas de forma a evitar tratamentos desiguais, quer no que se refere à igualdade de direitos dos trabalhadores e dos projectos, quer na correcção da discriminação negativa das regiões do interior, como voltou a acontecer no Alentejo».

«Não chega afirmar a necessidade dessa correção. São necessárias as medidas e a sua implementação num tempo que permita operar essa correção», insiste a DOREV, que «reforça a urgência e a necessidade de concretização das propostas que apresentou para fazer face à situação sanitária, nomeadamente a criação de um Fundo de Apoio Social de Emergência para trabalhadores e entidades, não concorrencial, desburocratizado, sem necessidade de apresentação de contrapartidas».

 



Mais artigos de: PCP

PCP reclama novos hospitais no Alentejo e em Lagos

Em conferência de imprensa realizada dia 17 junto à Administração Regional de Saúde do Alentejo, o PCP reiterou a exigência do início imediato da obra do novo Hospital Central Público do Alentejo, em Évora. Vera Prata, deputada do PCP na Assembleia da República (em substituição de João...

PCP questiona Governo sobre «abrigo» em Santo Tirso

O incêndio que matou dezenas de animais num «abrigo» em Santo Tirso «põe em evidência que a protecção do bem-estar animal exige uma intervenção decidida do Estado e não a sua desresponsabilização», sublinhou a Direcção da Organização Regional do Porto (DORP) do PCP, que recordou que, apesar do que o Partido «tem proposto...

A realidade que não é notícia

Em tempos de «crise da comunicação social», um dos temas que nesta semana marcou a actualidade foi a transferência milionária de uma conhecida apresentadora para um canal privado de TV. Acompanhada por mais dois jornalistas, e veremos por mais quem, porque como diz o povo a procissão ainda vai no adro. Ao mesmo tempo...