Estaleiros navais são parte essencial no desenvolvimento soberano do País

JORNADAS Os deputados do PCP no Parlamento Europeu estiveram recentemente com trabalhadores dos estaleiros navais do Mondego e de Viana do Castelo, sublinhando a sua importância num futuro de progresso.

A defesa da produção nacional foi desde sempre afirmada pelo PCP

A defesa da produção nacional e da indústria naval pesada em particular como elemento central numa política de desenvolvimento, foi desde sempre afirmada pelo PCP. E foi isso mesmo que Sandra Pereira reiterou junto dos operários e da Administração dos Estaleiros Navais do Mondego, com quem se encontrou em meados de Junho.

A eleita do Partido em Estrasburgo e os dirigentes locais e nacionais que a acompanharam, subscreveram, além do mais, as propostas apresentadas com o objectivo de recuperar e dinamizar aquela importante unidade, designadamente o apoio do Estado ao desenvolvimento de projectos infra-estruturais e na aquisição de equipamentos.

A delegação do PCP foi ainda sensível à reivindicação da diminuição da renda paga à Administração dos Portos da Figueira da Foz, cujo valor é mais do triplo do que pagava o anterior arrendatário e está muito próximo do que pagam os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), cujo terreno é dez vezes maior.

Em Viana do Castelo esteve, na segunda metade do mês de Junho, João Ferreira, que em contacto com os trabalhadores da reparação naval lamentou a degradação das condições de trabalho desde que a empresa pública foi privatizada. Referiu, assim, que a situação contribui para que os ENVC tenham deixado de ser uma referência de conhecimento e da sua aplicação prática, de valorização do trabalho, que podiam e deveriam voltar a ser.

Com quem trabalha

Durante a sua deslocação ao distrito de Coimbra, Sandra Pereira reuniu também com a Direção Regional do STAL e representantes dos trabalhadores da ERSUC, do grupo EGF/Mota Engil, tendo, na ocasião, manifestado o apoio do PCP às reivindicações destes, nomeadamente o fim da discriminação salarial, a adequação das carreiras ao conteúdo funcional desempenhado, a fixação de critérios claros na avaliação de desempenho e a aplicação de um subsídio de insalubridade, penosidade e risco.

Já em Viana do Castelo, João Ferreira encontrou-se com pescadores da cidade e de Vila Praia de Âncora, concelho de Caminha, junto dos quais recordou que a sua reclamação de uma intervenção no porto com o intuito de defender a actividade, bate certo com a proposta comunista de criação de uma empresa pública de dragagens no quadro da requalificação e protecção dos portos e barras nacionais.




Mais artigos de: PCP

MPME precisam de apoio e não de meros anúncios

PROPOSTA O PCP recebeu no dia 25 uma delegação da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME). Entretanto, o Partido prossegue em todo o País a acção de contacto com esta camada social.


Assembleia dos Transportes da ORL

O Sector dos Transportes da Organização Regional de Lisboa (ORL) do PCP realizou, dia 20 de Junho, a sua XV Assembleia, no Centro de Trabalho Vitória, sob o lema «Reforçar o Partido. Por aumentos salariais e defesa dos direitos dos trabalhadores . Por mais e melhores Transportes». Os participantes na reunião magna...

Ao País, o primeiro manifesto do PCP

Formado a 6 de Março de 1921, o Partido Comunista Português editou o seu primeiro manifesto no mês de Julho desse mesmo ano. Intitulado Ao País, expõe pela primeira vez, publicamente, a natureza de classe e os objectivos supremos do PCP, que se mantêm nas suas linhas fundamentais. Não...

Importante é que Banco de Portugal não seja uma mera sucursal do BCE

O PCP considera que a indicação do Governo de Mário Centeno para governador do Banco de Portugal (BdP) não assegura aquilo que para o Partido deveria ser o papel desempenhado pela instituição. Reagindo à formalização da proposta junto da Assembleia da República por parte do primeiro-ministro António Costa, quinta-feira,...

Transportes e direitos em causa em Aveiro

O PCP rejeita o prolongamento do lay-off na ETAC/AveiroBus e AVA, do Grupo Transdev, considerando que aquele mecanismo priva os trabalhadores de parte substancial do seu rendimento e os utentes de um serviço de transportes colectivos adequado às necessidades. Em nota de imprensa, o Sector dos...

Velhos truques e omissões

Nas últimas semanas, foram várias as iniciativas realizadas com o Secretário-Geral PCP: o primeiro debate no âmbito do Centenário do Partido, uma sessão em Portel, para além dos encontros com micro, pequenos e médios empresários, com bombeiros, da participação na Semana Nacional de Luta da CGTP-IN, a que se somam as...