Anafre transmite ao PCP apreensão das freguesias
Uma delegação da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), liderada pelo seu presidente, Jorge Veloso, encontrou-se com uma delegação do PCP, composta pelo Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, por Jorge Cordeiro, do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central, e por Eugénio Pisco, do CC. No encontro ocorrido faz hoje uma semana, , na sede nacional do PCP, a associação transmitiu as conclusões do seu último Congresso e as questões que continuam a gerar apreensão entre os autarcas nas freguesias.
O presidente da Anafre, em declarações à comunicação social no final da reunião, realçou que «o PCP está com as autarquias locais» e agradeceu o «empenho» dos comunistas portugueses na defesa destas.
Jerónimo de Sousa, por seu lado, salientou o facto de muitas das preocupações e reivindicações suscitadas na reunião magna das freguesias portugueses serem acompanhadas pelo PCP, «designadamente a reposição de freguesias que foram roubadas às populações, contra a sua vontade».
De resto, lembrou o dirigente comunista, o Partido apresentou uma iniciativa legislativa para a reposição das freguesias onde as populações e os seus órgãos manifestem essa vontade, aguardando-se, neste momento, que o Governo concretize uma proposta sobre esta matéria, conforme anunciou recentemente.
O Secretário-geral do PCP revelou, igualmente, que no encontro com a Anafre foram também abordadas a questão da transferência de competências e a necessária valorização do papel das juntas e assembleias de freguesia, considerando-as «o primeiro patamar do Poder Local Democrático».
As freguesias são instituições de proximidade, com acrescida relevância em zonas do País que enfrentam processos de desertificação e agudização das assimetrias. «Têm um papel ímpar e insubstituível que nós valorizamos muito», notou em conclusão Jerónimo de Sousa.