Governo PS é o único responsável por degradação de escola em Serpa
ESCLARECIMENTO A Comissão Concelhia de Serpa do PCP atribui ao Governo do PS todas as culpas pelo arrastamento do processo de requalificação da Escola Secundária de Serpa.
A Câmara Municipal de Serpa esbarra na falta de vontade do Governo
Em comunicado dirigido à população, «em especial aos alunos, pais e encarregados de educação», no final da semana passada, a direcção comunista local esclarece que sendo as obras urgentes e da «exclusiva responsabilidade do Ministério da Educação, organismo que tutela aquele estabelecimento de ensino», a degradação daquele equipamento «não começou ontem».
Aliás, prossegue-se no texto, «na defesa dos interesses da população do concelho e face à incompetência do Governo, a Câmara Municipal de Serpa assumiu, há cerca de três anos, poder ser a promotora de uma candidatura a fundos comunitários que viabilizasse a requalificação da Escola Secundária de Serpa, ficando o Ministério da Educação com a responsabilidade (que é sua) de definir o tipo de intervenção a efectuar e assumindo a comparticipação nacional da candidatura».
«Neste período», aduz a comissão concelhia do PCP, «as várias tentativas da Câmara Municipal de Serpa para que este processo avançasse – a última das quais já este ano, com uma solicitação de reunião com o ministro da Educação, solicitação que não obteve resposta – esbarram sempre na pouca vontade política do Governo do PS em avançar na requalificação».
Nesse sentido, os comunistas de Serpa não apenas valorizam «a luta dos alunos, encarregados de educação e docentes, assim como os continuados esforços da Câmara Municipal de Serpa para fazer avançar a requalificação da Escola Secundária», como denunciam «as posições demagógicas e contorcionistas do PS em Serpa».
«À semelhança de tantos outros exemplos», a degradação do referido estabelecimento de ensino «é fruto do abandono a que o Governo do PS condena o Baixo Alentejo e, neste caso particular, o concelho de Serpa», concluem.