«Contem com o PCP como sempre contaram!»
PROPOSTA O Secretário-geral do PCP participou, terça-feira, 10, à tarde, em Vale de Vargo, no concelho de Serpa, num encontro com a população, numa acção em defesa da reposição das freguesias extintas.
Os governos do PS nada fizeram ainda para repor as freguesias
«Contem com o PCP, como sempre contaram, para defender os interesses das populações», disse Jerónimo de Sousa, falando à população durante uma acção em defesa da reposição das freguesias extintas em 2013, pelo governo PSD/CDS, e até agora sem qualquer resposta por parte dos governos do PS, apesar das promessas.
Mais de duas centenas de pessoas participaram na iniciativa do PCP em Vale de Vargo. Ao lado do Secretário-geral do Partido marcaram presença outros dirigentes locais, regionais e nacionais. No estrado montado no Largo da Igreja, ao ar livre, estiveram também Jorge Cordeiro, do Secretariado e da Comissão Política, João Dias Coelho, da Comissão Política, João Pauzinho e Carolina Medeiros, do Comité Central, entre outros. Também no encontro com a população viam-se eleitos locais e o deputado João Dias, eleito pelo distrito de Beja à Assembleia da República.
Nas intervenções, Teresa Pires e Manuela Pica, responsáveis partidárias e eleitas locais, reafirmaram a exigência da reposição das freguesias extintas pelo governo de Passos Coelho e Paulo Portas contra a vontade das populações e dos órgãos autárquicos democraticamente eleitos pelas populações. Lembraram as lutas desenvolvidas pelas populações nestes anos – abaixo-assinados, petições, movimento de freguesias, reuniões com grupos parlamentares – e garantiram que, no interesse do Poder Local democrático e das populações, continuarão a luta pela reposição das freguesias liquidadas.
Jerónimo de Sousa, numa breve intervenção, manifestou a certeza de que, mais cedo do que tarde, com a sua justa luta, as populações de Vale de Vargo e de outras freguesias hão-de alcançar os seus objectivos, podendo contar, como sempre, com a solidariedade e o apoio do PCP. Criticou o PS, que, apesar dos discursos demagógicos, se opõe na prática à reposição das freguesias e à criação de regiões. E apelou aos eleitores socialistas para que «não se atrasem» e se juntem à luta dos comunistas e das populações pela reposição das freguesias e pela regionalização.
Foram mais de mil no País e 25 no distrito de Beja, as freguesias extintas – o PSD e o CDS liquidaram-nas e o PS impediu até agora a sua devolução às populações. Com essa liquidação, enfatizou o Secretário-geral do PCP, nenhum dos objectivos que foram apresentados como justificação para a extinção foram atingidos: hoje, há menos eleitos e menos democracia, há menos Poder Local, menos respostas aos problemas das populações.
Ao encontro, seguiu-se, também ao ar livre, num final de tarde ameno, um fraterno convívio entre os participantes da iniciativa em Vale de Vargo, terra de fortes tradições democráticas.